O XXIII Congresso Nacional Santas Casas

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Acontece até a próxima quinta-feira (8), em Brasília, o 23º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que este ano vem com o tema: Transição: entendendo e discutindo a nova política de atenção hospitalar e a contratualização no SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com a organização do vento, o Ministério da Saúde vem anunciando a intenção de reorganizar a Atenção Hospitalar no SUS para fortalecer práticas assistenciais e gerenciais estratégicas, o uso racional dos recursos e a qualificação dos processos de trabalho, visando maior resolutividade no cuidado integral em saúde. Portanto, vem aí uma nova Política Nacional de Atenção Hospitalar, acompanhada do estabelecimento de diretrizes operacionais para a contratualização de todos os prestadores de serviços ao Sistema Único de Saúde.

Dep Brito Abmael Elve

Duas consultas públicas foram editadas para que a sociedade e os segmentos interessados pudessem contribuir no aperfeiçoamento dessa proposta. Diante de grandes mudanças que a proposta implica, a CMB decidiu estruturar o seu Congresso Nacional com foco nesses assuntos, de forma a oferecer aos congressistas volume adequado de informações que lhes permitam entender as diretrizes que irão nortear a nova Política, a inserção dos hospitais e o novo modelo de gestão e atenção hospitalar e a formação dos processos de trabalho no hospital. Também estará em análise e discussão o processo, a forma e as condições para a contratualização de todos os prestadores de serviços ao SUS. O deputado federal Antônio Brito (PTB-BA), residente da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantópicas, e os diretores da Santa Casa de Misericórdia São Vicente, Elve Cardoso e Abmael Brito participam dos debates.


Uma Resposta para “O XXIII Congresso Nacional Santas Casas”

  1. Comunica Saúde

    Após essa notícia, o desfecho também merece uma nota!

    Através da Portaria Oficial n 861 BRASUS, publicada em 1 de agosto de 2013, foi comunicado que o pedido de Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência, tendo como responsável a Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista FOI INDEFERIDO.

    Tal perda caracteriza, mais uma vez, um descaso com a saúde na cidade e necessita ser divulgada para que a comunidade se manifeste em favor dos seus direitos!

    Confira a publicação: http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/119989-861.html

Os comentários estão fechados.