Com o Plenário Vereadora Carmem Lúcia lotado, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista instalou a Comissão da Verdade, na noite desta quinta-feira (22). Essa Comissão visa investigar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 no Brasil, no período da ditadura militar.
O proponente da audiência, o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) acredita que a iniciativa pretende fazer justiça à história de tantos quantos foram onerados do processo político por causa do regime militar. Neste evento foi feita a devolução simbólica do mandato do ex-prefeito José Pedral Fernandes Sampaio, cassado pelo regime militar, e a abertura de investigação para apurar as circunstâncias da morte do vereador Péricles Gusmão, em maio de 1964, ainda sem uma explicação coerente para o caso.
Participaram do ato, os deputados estaduais Zé Raimundo Fontes (PT) e Marcelino Galo (PT), o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes; o escritor e ex-preso político, Emiliano José; o vice-presidente da Comissão Nacional da Verdade e da Memória da OAB, Ruy Medeiros; o presidente da OAB em Vitória da Conquista, Gutenberg Macedo Junior, dentre outras representações.
3 Respostas para “Comissão da Verdade é instalada em Conquista”
Wesley Lacerda
Parabéns Florisvaldo pela iniciativa.
Adelson
falta dq fazer desses vereadores… tenho certeza q vão ´´investigar“e n vão encontrar nada de concreto, p/ mim a função de investigar pertence a polícia e ao MP.
RGS(PESQUISADOR)
Além de não ver postados alguns comentários meus.Nesta reportagem não foi citado o nome de um dos maiores democratas e gestores públicos que a Bahia teve o privilégio de conhecer;dr.José Pedral.POR QUÊ?.Anderson considero o seu trabalho jornalistico importante para informar, e contribuir com o desenvolvimento individual e social da comunidade conquistense.Portanto,considero igualmente importantes as diversidades de comentários.Espero que este comentário seja postado.