Em Piripá, Condeúba e Tremedal, nesse sábado (14), o equipe do Blog do Anderson produziu uma série de reportagens que estaremos postando de decorrer dessa semana. Em Condeúba e Piripá, por exemplo, um dos grandes desafios para os governantes é fomentar apoios políticos para minimizar o sofrimento com a escassez de água. Devido a isto, a barragem do Rio Canabrava, responsável por armazenar água para o fornecimento à população piripaense secou e levou ao colapso o Sistema de Abastecimento da cidade operado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Diante disso, a empresa iniciou a distribuição de água emergencial por meio de carros-pipa. Mas de acordo com o vice-prefeito de Piripá, Dárcio Bilac Fortunato (PP) a situação é caótica com o risco eminente do esvaziamento total da Barragem Manancial Cordeiros. “Nós só temos essa água aqui na região de Condeúba. A solução é vim verba para fazer as coisas em combate à seca, meu plano é esse aí”, comentou Bilac ao apresentar o reservatório que hoje ocupa apenas 15% do seu limite.
“Essa aqui é das piores. Teve uma dessa em 75, mas agora são das piores, pois a população cresceu em todas as cidades”, complementou. Segundo a EMBASA, “para solucionar o problema, já foi iniciada a construção de uma adutora com extensão de 30 km que transportará água da barragem localizada no município vizinho de Condeúba. Até que a obra seja concluída, a Embasa está negociando com proprietários a concessão para exploração da água retirada de poços tubulares perfurados próximo à sede do município”.
Blog do Anderson em Condeúba e Piripá