O professor Adão Albuquerque foi destaque no encerramento do projeto Educação em Movimento, da Icontent/Rede Bahia, que aconteceu em Salvador no último dia 22 de outubro. Falando para quase seis mil alunos das redes pública e particular, ele impressionou a todos com o seu domínio de conteúdo aliado à suas habilidades de ator e apresentador. Sobre isso o Blog do Anderson conversou nessa segunda-feira (28), com o professor Adão, conforme entrevista a seguir.
Blog do Anderson: Como surgiu o convite para essa participação?
Adão Albuquerque: Essa parceria com o professor Jorge Portugal vem desde os aulões do Enem que realizamos no ano de 2012 e do qual eu fui coordenador para a região Sudoeste. Esse ano, em uma das etapas do projeto Educação em Movimento, aqui em Conquista, Portugal me convidou para dividir com ele o palco e foi um sucesso de público e de crítica. Daí foi feita a ponte para que eu participasse do encerramento do projeto lá em Salvador. Aliás, eu fui o único professor convidado do interior do Estado.
BA: Como é ministrar aula para tantos alunos de uma única vez?
AA: Tudo é uma questão de treino (risos)! Faz tempo que eu venho me experimentando com grandes plateias, sejam nas palestras que ministro sobre educação, motivação profissional ou meio ambiente, sejam nas grandes aulas de revisão para cursos e concursos. Eu creio que, quando o professor tem conteúdo e didática, o número de alunos não faz muita diferença. Claro que foi impressionante falar para tantas pessoas juntas, e pessoas que nunca não eram meu público, diga-se de passagem, mas isso se resolve nos primeiros cinco minutos de conversa: logo éramos amigos de infância (risos).
BA: Sobre que temas o senhor trabalhou a aula?
AA: Falei sobre sustentabilidade ambiental, sobre consumo consciente e as obsolescências planeja e perceptiva que tem agredido demais o Planeta com consequências graves e cada vez mais visíveis para a própria humanidade. Lembrando que foi uma aula interdisciplinar onde tive a parceria dos professores Anderson, de Biologia, Flávio, de Química e Vanderbi, de Física, todos da capital.
BA: E como a publico reagiu à sua participação?
AA: Eles foram muito generosos. Me receberam com carinho e entusiasmo, afinal eles não conheciam minhas piadas e, assim, riram muito da minha performance e como eu uso a pedagogia do riso para chegar com meu conteúdo ao seu objetivo maior que é o aprendizado, posso dizer que foi um sucesso. Só pra você ter uma ideia, minha página de trabalho no Facebook já acrescentou mais de mil e quinhentas pessoas desde que voltei á Conquista. Esse povo todo é de Salvador.
BA: E o que 2014 reserva para o professor Adão? E a política?
AA – Bem, minha bola de cristal anda meio embaçada (risos), mas eu espero mais trabalho e mais parcerias de sucesso. Creio que vem muita coisa boa por aí. Projetos onde nossa cidade e região continuem sendo bem representadas pelo nosso trabalho. Quanto à política, por ora posso lhe garantir que estaremos firmes nas campanhas para as Câmaras Estadual e Federal. No mais é agradecer por esse espaço precioso que vocês sempre me disponibilizam e desejar ainda mais sucesso no próximo ano.