A pirâmide do fracasso: Um tratado sobre um dos maiores golpes aplicados em Vitória da Conquista

Por Celino SouzaCelino Souza

Conquista, 40 graus. Não, não me refiro ao calor dos últimos dias, mas sim á efervescência da chamada “febre das pirâmides”, ou como alguns preferem Marketing Multi Nível (MMN), um esquema multibilionário e fraudulento, um negócio que prometia faturamento alto e rápido, de mais de R$ 10 mil por mês. De repente, num estalo, numa velocidade digna de um raio, uma legião de novos ricos surgiu na cidade, da noite pro dia, ostentando lindos e possantes carros, todos devidamente plotados com as respectivas marcas das empresas que seus condutores representavam.  O palco do desfile, não raro, eram as avenidas Olívia Flores, Rosa Cruz, Siqueira Campos, Frei Benjamin e festas regadas a whisky 21 anos, Chandon, Absolut e charuto cubano. Dizem que rolava algo mais também, drogas bancadas por, assim chamados, “otários” que colocaram o suado dinheiro na fogueira da usura.

Choveram convites para novos adeptos dessa “promissora corrida do ouro”. Contas se multiplicavam, postagens nas redes sociais falavam até em fortunas para comprar mansões, ferraris, helicópteros. Um luxo só. Mas só no papel.

Muito não durou até a máscara cair e vermos centenas de aplicadores sumirem como fumaça ao vento, deixando para trás outros tantos lesados, obnubilados pela ganância. Dinheiro se dissipando, preso por determinação da Justiça. Carros plotados agora “mascarados”, sem as inscrições do MMN e muitas cabeças fervendo e corpos insones.

Advogados, empresários, pecuaristas, policiais, músicos, jornalistas, médicos, diaristas. Poucas foram as classes que não emprestaram alguns dos seus profissionais para servirem como “cobaias” dos faraós dos tempos modernos. Amigos, parentes, pais e muita gente que conheço, foi lesada por um ou mais de um destes esquemas.

COMO-N~1

Formou-se uma multidão de desiludidos, agora descapitalizados e prestes á loucura. E a bem da verdade, explico que sou jornalista, não trabalho contra as empresas golpistas, jamais apliquei um centavo sequer e nem estou ganhando nada com isso.

Certo é que temos exemplos vivos (ou quase mortos) de pessoas que passaram a depender de depressivos, barbitúricos e outras drogas para tentar amenizar a dor da perda material; a cegueira piramidal. Casos reais de empresários que beiram a falência depois de perder carro, casa, dinheiro e até família e amigos.

Diagnóstico de loucura pós-pirâmide e bloqueio judicial?. Sim, temos casos confirmados em clínicas psiquiátricas de Conquista e até em Minas Gerais. Fugas da cidade para tentar escapar da ira dos que foram chamados a formar novos grupos? Também houve registros.

A, assim, liminar após liminar, esperança após esperança e sonho após sonhos, dias se passam e incertezas crescem como massa de pão ao fermento. Os que foram bancados pela farra dos faraós se calam, seja por omissão ou por subserviência.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), por seu turno, se queixa da redução das vendas pela falta de circulação de dinheiro. Não sabe – ou parece não querer saber – que, de janeiro até agora, o município de Vitória da Conquista viu escoar pelo ralo mais de R$3,6 milhões, segundo dados coletados pela Justiça, em ações de ressarcimento ajuizadas por advogados das “inocentes vítimas”.

Já escrevi e postei que empresas como a Telexfree, Multiclique, Polishop, Aloe Vera, BBom, NNEX, Herbalife e outras, se beneficiam única e puramente da suposta ignorância das pessoas. Mais ainda: Da ganância e da falta de informação e da preguiça em pesquisar sobre as coisas. Você vai investir um valor considerável, e para obter retorno, vai se tornar aquele amigo chato que todos irão comentar na rodinha.

Importuna família, conhecidos, sua rede de pessoas, todos ao seu redor, e que tem respeito por ti, a entrarem em algo que é falho e certo a te dar prejuízo. Alguns até obtiveram lucro a principio, mas em curto prazo, perderam muito dinheiro. O pior: seu valioso círculo de amigos acabou.

Os que ficam de fora são taxados pelos que estão dentro como os idiotas que não entendem do esquema. Quem ficou de fora foi visto como um imbecil. Quem tem curiosidade logo é bombardeado com respostas dadas que mais se assimilam com a de um robô.

Sempre falsas promessas vindas juntamente com um otimismo absurdamente irritante e as promessas de um lucro altíssimo em curto prazo, coisa que só se consegue com muito estudo, dedicação e trabalho, na vida real.

Os golpistas, desde o topo da pirâmide, os cargos mais altos, até os mais recentes adendos, sabem no fundo, de todos os riscos, mas se encobrem com esse falso otimismo para adestrar e atrair mais otários que investirão dinheiro, e pagarão o ‘salário’ dos que estão mais acima, e assim por diante.

Enquanto você, “isca viva”, luta pra conseguir alguns centavos, os que estão no topo da pirâmide e aderiram primeiro, estão nadando em dinheiro e fazendo viagens ao exterior. O primeiro fraudador é a única ferramenta necessária para que o ciclo repetitivo comece. E ele só termina com o esquema sendo desmascarado, ou a empresa indo a bancarrota.

Não escrevo sem conhecimento da causa. Segundo o Ministério da Fazenda, o Brasil proíbe qualquer tipo de negócios em pirâmide. A lei 1.521 de 1951 aponta que é crime contra a economia popular, com possível punição de 6 meses a 2 anos de detenção, “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“ bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes)”.

Um conselho: estude, trabalhe, pesquise. Não vá achar que dinheiro vai vir fácil na sua vida. Por trás de todo dinheiro fácil, há alguém querendo se aproveitar de você.

BREVE RELATO SOBRE O ESQUEMA FRAUDULENTO

Explicando o esquema em rápidas e didáticas palavras, com ajuda do especialista Rafael Seabra, editor do Quero Ficar Rico (um dos maiores blogs sobre Educação Financeira do país), uma pirâmide financeira, que também pode ser confundida com marketing de rede (apesar de existirem produtos sérios nesse ramo), é um esquema onde você investe um determinado valor para entrar na pirâmide, beneficiando quem já está nela.

Em estruturas mais elaboradas, você adquire um produto (que podem ser produtos para emagrecer, cartões de crédito, alimentos) de algum membro dessa estrutura (que fica com uma parte do valor) e está apto a participar do negócio.

Os novos faraós prometiam retornos sobre o investimento bem lucrativo para os padrões americanos (algo em torno de 10% ao ano), mas, na verdade, eles repassavam um retorno financeiro aos clientes mais antigos através da entrada de recursos dos clientes mais recentes.

A maioria dos investidores provavelmente não verá a cor do dinheiro investido e já contabilizam suas perdas. Para suavizar essa rasteira, alguns se gabam de “terem tirado o seu” e que “o reste que se dane”. É assim a lei do capital: Os espertos no trono e os “trouxas”, na forca. Ruy Barbosa tinha razão ao cunhar a célebre frase: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.


43 Respostas para “A pirâmide do fracasso: Um tratado sobre um dos maiores golpes aplicados em Vitória da Conquista”

  1. Manno di Sousa

    Anderson, sabe sobre o tapuia? Aquela que nos dias de feira botava um joguinho do cinto. Se o lápis ficasse dentro do cinto ao desenrolar o cara ganhava o jogo. Logo, aparece um dois caras que sempre ganhava. Esse era o tapuia, o chamariz. Aí os besta caiam no rolo.

  2. José Carlos G. Soares

    Parabéns pela matéria, clara e objetiva. Serviço de utilidade pública.

  3. Pierre

    Excelente matéria. Muito esclarecedora e digna de um grande veículo. Parabéns Celino Souza!

  4. paulo francisco de araujo

    gostei do seu trabalho meu jovem v em frente.
    tudo d bom pra voce

  5. J. Luis Ferreira

    Que me perdoem os tolos, mas NÃO TENHO PENA ALGUMA dessa turma que quer ganhar “dinheiro fácil”.

  6. Olecram

    Valeu Celino, pela bela exposição e que sirva de alerta para aqueles que acham que existe fórmula para ganharem dinheiro fácil.
    Este crime é antigo e os ladrões esperam somente um tempo para os otários esquecerem!

  7. Miguel

    Parabens pela materia,pena que durou pouco essa febre poderia ter durado mais para quebrar mais gente esperta so assim faria uma limpeza na sociedade.

  8. vaqueiro do sertao

    tinha gente se achando um cheik Arabe

  9. Joao Lessa

    Aqui em Dom Basilio os maiores divulgadores e enganadores do povo são os crentes da igreja congregação cristã do Brasil, e são quase santos….KKKKKKKKKK….veja la se pode.

  10. Olecram

    Bem lembrado, os que supostamente “investiram” dinheiro nesta maldita pirâmide são igualmente culpados, desonestos e sem escrúpulos, pois sabiam que estavam lesando outras pessoas.

  11. Carcará

    Parabés Celino!
    Já pode ser contratado por Anderson para ser seu novo colunista!

  12. Jaime

    Os que supostamente “investiram” dinheiro nesta maldita pirâmide são igualmente culpados, desonestos e sem escrúpulos, pois sabiam que estavam lesando outras pessoas.

  13. FRANCISCO

    Show de bola essa sua matéria grande Celino !!

  14. Pedro

    Muitos “pobre coitados” entraram no esquema, e foram ludibriados pelos primeiros que entraram. Desses tenho pena, são pessoas sem instrução. Da maioria que entrou por ganância e quis enganar os outros, nada mais justo está acontecendo com eles, quem planta, colhe.

  15. Edson Grilo

    Uma matéria desta me enche de orgulho de ser jornalista. Parabéns Celino!
    Aqui em Barra do Choça, muita gente ficou com raiva de mim quando eu avisava da roubada que era fazer parte destas pirâmides, tive que excluir mais de 400 pessoas do meu Facebook devido ao assédio a minha pessoas e as milhares de multipublicidade que poluía a minha página.

  16. Fernando

    Teve muitos tollos que perderam mesmo,mas teve uma galera que faturou e muito e causou muita inveja nesses covardes que além de não terem capital para investir,tbm não tinha coragem,ficava na torcida pra tudo dar errado.Muitos se fuderam,porq teve muita gente que se deu bem.

    • FlavioAmorim

      O amor ao dinheiro é a raize de todos os males, ninguém entrou nessas pirâmides como inocentes, entraram por causa da avareza. O,princípio moral e ético para ganhar dinheiro é trabalho honesto.

  17. maria leticia

    falou e disse!

  18. TOMBAHIA

    É a pura verdade dos fatos, a matéria relata muito bem os fatos e inclusive detalhes do comportamento dos “endinheirados” e engraçado é que em alguns meses atrás várias pessoas envolvidas nas pirâmides colocariam a boca no trombone pra defender o esquema ao ver uma matéria como esta. Até agora todas opiniões são favoráveis a matéria, se alguém ainda está iludido com a farsa apareça pra comentar.

  19. Ana Cristina Lessa

    Ótimo trabalho,parabéns!
    Sempre duvidei dessas promessas de ganho fácil, aprendi com minha família que dinheiro se ganha é trabalhando, estudando e com muita dedicação ao que se faz , lamento muito por aqueles que ainda se deixam levar por estas ” Propostas vantajosas” Tudo na vida acaba trazendo um grande aprendizado.

  20. Ailton Andrade

    Matéria excelente. Celino Souza falou (escreveu) tudo o que muitos gostariam de falar ou ouvir, ou até não quiseram ouvir e por isso caíram no “conto do vigário” ou no “conto das piramides”.

  21. rodrigues

    EXCELENTE MATÉRIA CELINO,ESCLARECEDORA E VERDADEIRA.CONHEÇO ALGUMAS PESSOAS QUE ENTRARAM NESSA BARCA, E TODOS OU 99,9% DESSAS PESSOAS FALAM QUE NAO PERDERAM NADA.COM TODO RESPEITO,MAS EU NAO ACREDITO,QUE ESSAS PESSOAS NÃO PERDERAM.

  22. Mariquita

    Muito boa a sua matéria Celino. Você relatou justamente o que aprendeu na escola de comunicação. Matéria justa e imparcial, mostrando e advertindo de maneira sutil os riscos dos investimentos que são oferecidos pelos golpistas e que muitos entram simplesmente porque são avarentos!

  23. Hegel sena

    Hoje,dinheiro fácil somente em loterias.Mas já falam por aí que…
    Quando alguns me chamaram pra participar,antecipei a quebra.
    Essa coisa e velha e até o comércio sofre muito.Daquí até esse
    povo todo restabelecer o poder de compra o comércio fica sem
    vender.Ótima reportagem.Parabéns,Celino.Vê se fica por aquí e
    não vai embora.

  24. Alonso

    Como a reportagem coloca, me disseram várias vezes que era “bobo” e estava “dando mole” de não entrar nesses esquemas. Agora eu só dou risada,,,huahauha

  25. kleber

    CARA MEUS PARABENS…EXCELENTE MATÉRIA, TRANSCREVEU FIELMENTE TODA ESSA HISTÓRIA DE PIRÂMIDE…

  26. Alvaro Filho

    Um bando de tolos mesmo…..a ganância é uma coisa séria.
    E agora já tem gente até com uma outra pirâmide, a tal da água não sei o que?
    Dinheiro fácil, nem mesmo na loteria, imagina em pirâmide.
    Sinto por aqueles menos esclarecidos, mas aos demais, foi pouco o que acomteceu.

  27. José Alves

    Fernando, não existe essa de Muita gente se deu bem, você está querendo tapar o sol com a peneira, a verdade é que a maioria tomou no olho da goiaba e uns 10% recuperaram o investimento e obteve algum lucro.

  28. Igor Soares

    Infelizmente nós vivemos num país capitalista e sem oportunidades, e quando surge uma “chance”, por mais suspeita que seja, o povo “cai matando”. Eu fui uma delas, felizmente me dei bem, e não enganei ninguém; mas houve muitas pessoas que me procuraram e entraram comigo nessa arriscada jogada, as quais não tiveram o mesmo “sucesso” que eu. No entanto, acredito que todos nós, sabíamos dos riscos que corríamos, mas iludidos com o ganho fácil arriscamos mesmo assim. E como em todo “investimento” há ganhos e perdas, sem exceções.

  29. Alex

    Já diziam meus avós: “Quando a esmola é grande o santo desconfia…” Dinheiro não cresce em árvores!

  30. Sergio Ramos

    Engraçado é o tipo de gente. Sabe que é errado, sabe que é golpe, mas se estão ganhando dinheiro, não importa!
    Isso é como se fosse um furto, uma enganação.

  31. Pedro Rito de Menêzes

    Gostei da matéria.Mas, até aqui nada de novo. Vale ressaltar que existe diferença entre “piramide financeira” e MMN conhecido também como marketing de rede. Neste último as pessoas são remuneradas por vender, recrutar e liderar. Quer conhecer uma excelente oportunidade? visite o site:www.somosbelcorp.com.br meu número de patrocinio:108078

  32. Pedro

    Trabalhar sério, ninguém quis. Eu acho é bom. Parabéns pela matéria. Sábias palavras.

  33. Marcão

    Quer ganhar dinheiro! Acorde cedo e trabalhe bastante,não se iluda com promessas de dinheiro fácil.A vida é dura pra quem é mole.

  34. Ricardo

    Pena que brasileiro tem memoria curta,não vai levar muito tempo para apareçe outros meios de dinheiro facil,e ai os otários vão torna cair de novo.

  35. Jaci

    Observo que o fenômeno desse pirâmide aconteceu exatamente igual em todos os lugares: as mesmas conversas dos divulgadores, os mesmos carros possantes sendo exibidos, as mesmas promessas, enfim, foram aplicadas as mesmas estratégias ao mesmo tempo em todos os lugares e com os mesmos objetivos dos líderes dessa pirâmide: lucrar em detrimento de outro.

  36. Maria José Aragão

    Parabéns pela matéria!

  37. João carlos

    Uma das melhores matérias que li atualmente.
    Parabéns.

  38. Luciano Pires

    Perdoe-me mas chamar MMN de pirâmide é só uma pequena demonstração de sua ignorância acerca do assunto. Sugiro verificar junto a Receita Federal e o Banco Central sobre empresas que atuam neste segmento (com movimentação e venda de produtos, antes de escrever e desinformar quem lê seu Blog.
    Não uso produtos da Herbalife, mas chamar a empresa de pirâmide é uma aberração.

    • Celino Souza

      Caro Luciano Pires, cordiais desculpas, mas a única ignorância deve ter sido a sua, em não querer aceitar a verdade após diversos golpes aplicados por essas pirâmides disfarçadas em MMN. Se a Herbalife, que você ferozmente defende, não for pirâmide, enão faça-nos o favor de provar o contrário. O texto continua mantido, como no original. Sem edições.

    • Celino Souza

      NOTA DO AUTOR: O texto continua como no original, sem ressalvas.

  39. Celino Souza

    Leia isso, caro Luciano Pires. Se quiser apostar contra, poderá ficar bilionário com a Herbalife. Boa sorte.

    http://veja.abril.com.br/noticia/economia/megainvestidor-aposta-us-1-bi-que-a-herbalife-e-uma-piramide

Os comentários estão fechados.