As eleições do Sindicato dos Bancários de Conquista e Região vão movimentar o Sudoeste Baiano nesses dias que antecedem a votação marcada para os próximos dias 13 e 14 de novembro. Este ano a novidade é a Chapa 2, que recebe o nome de Chapa dos Bancários, composta por trabalhadores contrários a atual gestão presidida por Delson Brito Coêlho, que comanda um grupo que domina o Sindicato por quase três décadas. Procurados pelo Blog do Anderson, quatro componentes da Chapa 2 (Paulo Barrocas/Presidente, Rodrigo Maia/Jurídico, Yuri Durval/Imprensa e Alequiçônio Leite/Federação) conversaram sobre o processo lançando duras críticas à atual diretoria e ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), legenda que impera entre os militantes bancários.
“A gente resolveu colocar, fazer uma chapa de oposição da atual diretoria do Sindicato justamente pela forma como o Sindicato vem atuando junto aos bancários, não vem nos representando numa forma que nós bancários gostaríamos que essa diretoria representasse. Desde o movimento de junho, julho que teve agora aí todos os trabalhadores e a sociedade em geral exigindo uma participação, exigindo uma cobrança de direitos, infelizmente o Sindicato não fez esse papel pela categoria. O que a gente vê aí são assembleias esvaziadas e que tomam decisões que não representam mais os bancários. Em função disso, essa discussão que a gente teve, porque o Sindicato estava atuando dessa forma, a gente resolveu colocar uma chapa que ia de encontro justamente a essas necessidades que a classe vem cobrando do Sindicato que é um Sindicato mais atuante e que busque a participação da categoria como geral, que não represente só um grupo de pessoas na diretoria e que tenha participação todinha dos bancários. Com isso a gente busca uma maior transparência na tomada de decisões, na prestação de contas do Sindicato e a gente busca que englobe toda a categoria dos bancários e não só aquele grupinho que, como frisou Yuri, está há quase trinta anos na diretoria do Sindicato”, defendeu o candidato a presidente, Paulo Barrocas.
Há mais de vinte anos no grupo comunista, Alequiçônio Leite, o Alex Leite, se revoltou com a situação e agora integra a oposição. “Infelizmente há mais de doze anos após a mudança do governo FHC que o quê a gente viu foi o Sindicato ser cooptado pelo governo, foi o Sindicato, já que o PCdoB domina hoje o Sindicato com a maioria dos diretores e hoje o partido é aliado do governo. Esse partido começou a utilizar o Sindicato para o seu beneficio. Aí é desde lançar candidatos, desde usar a infraestrutura do Sindicato e de isolar os trabalhadores que tinham ideias diferentes, ou seja, quem não é do partido é inimigo, quem da diretoria não compartilha com essas ideias, quem procura buscar independência, que procura ter ideias próprias, quem procura mostrar para a categoria o caminho que a categoria deve seguir diferentemente desse caminho alienado do Sindicato partidário, esses diretores são isolados”, disparou Alex. Na entrevista gravada na tarde deste domingo (3), que reproduzimos na íntegra abaixo, os candidatos Rodrigo e Yuri também destacam suas ideologias voltadas para a democracia sindical. Conheça outros componentes da Chapa dos Bancários.
12 Respostas para “Sindicato dos Bancários de Conquista e Região: Oposição lança ‘Chapa dos Bancários’”
Armando
O próprio blogdoanderson, dias antes dessa “entrevista”, noticiando aqui sobre as eleições, afirmou: o Sindicato dos Bancários é uma das instituições sindicais mais atuantes do interior da Bahia. E ele está certo. O resto é blablabla da chapa dois.
Socrathis
Armando, Queremos um sindicato onde o diretor juridico, atenda com respeito e presteza, jamais mande um bancario procurar um advogado particular, pra abrir uma CAT. Chamar nossa proposta de limitar a reeleicao de bla bla bla, é a prova de sua arrogancia e desrespeito com a categoria. Alias este Tipo de linguajar envergonha a categoria, procure se reciclar e melhorar o vocabulario.
Paula
Muito bem! Independência é essencial para quem luta a favor de uma categoria, não se vendam as esses vermes – PCdoB e outros.
Evandro
Sou a favor da mudança, inclusive o sindicato dos comerciarios tem que dar a vez a outras pessoas, sindicado não é empresa é bom deixar claro isso
MARIA ENEIDE OLIVIERA LIMA
MOMENTO HISTÓRICO E ÚNICO PARA OS BANCÁRIOS DE VITÓRIA DA CONQUISTA E REGIÃO.CHEGA DE PARTIDO DECIDIR OS RUMOS DAS NOSSA LUTAS! A LUTA DOS TRABALHADORES É COMPLETAMENTE DIFERENTE DOS PARTIDOS.
CHAPA 2, VERDADE,TRANSPARÊNCIA,ÉTICA,COMPROMISSO,RESPEITO PARA COM OS BANCÁRIOS.
Yuri Durval
Se fosse mesmo verdade, Armando, você não teria se incomodado em responder… Mas fique à vontade pra conhecer nossas propostas. Temos poucos recursos, mas muita vontade de fazer um movimento sindical para os trabalhadores e sem colocar terceiros interesses a frente disso! 😉
Marcio Ribeiro
Yuri Durval é contra tudo
Olha, deixa quieto viu
Rodrigo Maia
Yuri é favor dos bancários. Basta ouvir a entrevista.
marcos santos
e o sindicato dos comerciario?acho que chegou a vez do sr gilmar ferraz,passar o bastão..sindicato não é empresa!!
Armando
Socrathis, além de ingrato Você é mentiroso. Invoco o testemunho da sua irmã que estava presente quando o atendi todo preocupado e choroso, mas quando saiu estava tranquilo e confiante com as minhas orientações. Agora que está atrás de um encosto fica aí inventado estória,se respeite cara.
Cheyene Rodrigues de Aguiar (irmã de Sócrathis)
Armando, realmente Sócrathis estava tranquilo e confiante não com suas orientações e sim pelas orientações que ele obteve com Dr Guiseppe Martinelle. Me recordo de você ter orientado ele a contratar um advogado para abrir a CAT e Delcio orientou para abrir a mesma no Sindicato dos Bancários de Salvador. Infelizmente, quando sai do Sindicato com Sócrathis, comentei com ele que esse Sindicato dos Bancários mais parece com um Sindicato dos Banqueiros.
Ps.: Como um Diretor Jurídico de um Sindicato tem coragem de chamar um cargo sindical de ENCOSTO?
Eleitor que votará na Chapa 2
Cheyene, talvez Armando chame o cargo de encosto pelo fato de ser isso o que ele representa para boa parte da atual diretoria.