Carlos Costa
No dia 09 de novembro o município de Vitória da Conquista completou 173 anos de Emancipação Política. E a população conquistense só tem que comemorar por residir numa cidade que cresce e desenvolve cada dia mais.
Como não podia passar em branco, o radialista pessimista, que não tem motivos para comemorar o crescimento da nossa cidade, resolveu tecer inúmeras críticas e comparar as comemorações atuais com as que foram realizadas em 1981, quando era prefeito o Dr. Raul Ferraz. Segundo o pessimista, a administração municipal não entregou nenhuma obra no ensejo das comemorações pela emancipação do município. Para dar veracidade as suas palavras, ele resolveu tirar do baú um convite elaborado pela administração do então prefeito Raul Ferraz para as comemorações dos 141 anos de emancipação política do nosso município. Como se tivesse encontrado um tesouro valioso ele começou a enumerar as diversas atividades e inaugurações que seriam realizadas para comemorar a nossa data magna: torneio de pipas; torneio de futsal no Ginásio de Esportes; torneio de pelada; inauguração do asfalto da Avenida Pará e o lançamento da Pedra fundamental do Parque do Poço Escuro.
Segundo o radialista, a prefeitura não teve nenhuma obra para entregar à população no transcorrer da sua festa de emancipação política. Ele sabe e oculta a verdade, que Vitória da Conquista é hoje um imenso canteiro de obras públicas. Ele sabe que durante o decorrer desse ano dezenas de obras já foram entregues e tantas outras ainda serão concluídas no decorrer dos últimos dias de 2013!
O radialista começou a ler o convite para a festa de 1981, e propagou a plenos pulmões o lançamento da pedra fundamental do Parque do Poço Escuro quando, de imediato se deu conta de que estava anunciando um 171 eleitoral acontecido há mais de trinta anos. De súbito, o coitado mudou de assunto! Realmente, naquele ano foi lançada com muita pompa a pedra fundamental da construção de um parque no Poço Escuro. Fizeram uma bela maquete que ficou exposta por muito tempo no Ginásio de Esportes. Segundo o radialista, era um projeto belíssimo e bem superior ao que foi realizado no mesmo local. Lembro da maquete e na mesma constava a construção de um campo de futebol society, uma quadra poliesportiva, um lago e alguns quiosques com churrasqueiras para que algumas famílias pudessem desfrutar dos mesmos nos fins de semana. A maquete desta “belíssima obra” lançada em 1981 ainda deve continuar guardada em algum lugar do Ginásio de Esportes.
Em 1981 de concreto mesmo só houve a inauguração do asfaltamento da Avenida Pará, que não deixa de ser uma grande obra, principalmente para aquela época. Fiquei a imaginar quanto tempo o prefeito Guilherme Menezes gastaria para inaugurar os mais de 400 logradouros que já foram asfaltados nos últimos cinco anos. Bairros inteiros foram completamente asfaltados e receberam esgotamento sanitário.
A população conquistense já está tão acostumada com o asfalto chegando às ruas da cidade que até dispensa a inauguração do mesmo. E o que dizer de tantas outras obras que foram entregues neste ano? Já foram entregues as escolas de Dantelândia e de São Sebastião e várias outras escolas foram completamente reformadas e ampliadas. Sem contar os inúmeros conjuntos habitacionais construídos pelo Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal que foram verdadeiros presentes para a nossa cidade! Propositadamente não vou relacionar as dezenas de ruas que foram asfaltadas durante este ano, pois esse artigo ficaria grande por demais e enfadonho para sua leitura. Há pouco menos de dois meses a prefeitura entregou a Praça da Juventude, construída no mesmo local em que foi lançada a pedra fundamental de um parque. A área que se encontrava degradada desde 1978 recebeu vários instrumentos de lazer e um paisagismo que transformou o local numa bela praça que muito bem poderia ser denominado de Parque da Juventude.
Portanto, nesses 173 anos de Emancipação Política os moradores de Vitória da Conquista só têm que comemorar por viver numa cidade que cresce consideravelmente, levando progresso e bem-estar a todos os seus habitantes. Conquista se firma como uma das principais cidades do Brasil com crescimento sustentável e pleno, mesmo que alguns pessimistas não queiram enxergar o seu avanço em todos os setores da economia.
3 Respostas para “As comemorações dos 173 anos de emancipação de Vitória da Conquista”
amayldo aparecido santos
sr carlos costa que belisimo comentario dos progressos de nossa querida vitoria da conquista leio todos os dias noticias de vitoria da conquista em 20 anos melhoro muito os rendimentos dos trabalhadores de vitoria da conquista fabricas novas comercio uma pontencia que antende ai uns 89 municipios tem pobremas tem mas ai nao e unica no brasil o no mundo saude transportes escolas tem mas melhoro muito muito mesmo em 2007 estive ai que moro em sao paulo por censacional ai E PESSIMISTA QUE INCERGA MAS SER FINGE QUE NAO COMPARO ESSE PESSIMISTA TIPO UM LOBO URANDO NUM TOPO DE MONTANHA ISOLADO ELEITORES LEIAO O DI A DIA DESTES PESSIMISTAS Q NO DIA DE PEDIR UM VOTO TE COMPRIMENTA DA UM ABRAÇO NE E DEPOIS FICA IGUAL LAGRIMAS DE CROCODILO EU NUNCA VIR ESTE PESSIMISTA FAZER UM BENEFICIO QUE EU LEMBRO boca de aluguel UM ABRAÇO CARLOS
Wesley Lacerda
Belo artigo! Só não sei por que tem gente que perde tempo ouvindo aquele cidadão que só Sabe Falar, mal de tudo….
Adelson
p/ quem recebeu obras comemorar né, p/ quem n recebeu lamentar…