É destaque Você S/A, edição 186, que chegou às bancas neste mês de novembro, a força das cidades médias do Brasil, municípios com mais de 200 mil habitantes. A revista de circulação nacional destacou 48 unidades federativas, dentre elas Vitória da Conquista, que “num intervalo de seis anos, de 2004 a 2010, tiveram crescimento econômico médio (medido pelo PIB) de 153%. no mesmo período, o PIB brasileiro cresceu 94%. Já o emprego formal subiu 39% em todo o país de 2004 a 2010, mas no grupo das médias ligeiras o incremento foi de 70%. Esses municípios são os principais expoentes de um conjunto de 133 cidades que, juntas, detêm 64% do poder de consumo no Brasil.
Só as 48 maiores concentram 7% da população, respondem por 8,8% da riqueza gerada pelo país e empregam 7,7% do total de pessoas com carteira de trabalho assinada. As informações fazem parte de um levantamento divulgado em setembro pelo Ibope Inteligência, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE) para os anos de 2004 a 2010. Há atualmente no Brasil 5.570 municípios”. De acordo com o IBGE, a Capital do Sudoeste Baiano teve um crescimento do PIB de 94%, o populacional de 7% e 39% do crescimento do emprego. Leia a matéria na íntegra e confira o destaque de Vitória da Conquista que a cada dia se consolida como uma das cidades mais promissoras do Brasil, motivo esse que tem atraído investidores a cada dia.
8 Respostas para “Conquista está entre as 48 cidades médias que mais crescem no Brasil”
José Valente
Maravilha! Que potência extraordinária é a iniciativa privada em nosso município. No dia em que nossos empreendedores compreenderem que o SER HUMANO deve ser uma de suas prioridades,isso aqui vai virar a Suiça.
Luiz
Realmente, esse fenômeno econômico que ocorre em VC é fruto da iniciativa privada. Portanto, não adiantam as propagandas de partidos políticos querendo as glórias como é comum ao PT e aos demais. Investimos públicos são raros em nossa cidade, contudo a iniciativa privada está de parabéns…
luiz carlos pereira
S não fosse a competeçia do prefeito qual iniciativa privada vinha para conquista e agora boca por que vocé não comenta as coisas boas q vem para a cidade
RONILSON
PARA JOSÉ VALENTE e JOSÉ
– Não adianta voces ficarem nervosinhos, o crescimento de Conquista é notório quer seja por iniciativa privada ou não meus caros. Estão magoados e com dodói no cotovelo ? vai pescar ? Ou voltem para suas cidades de origem , pois Conquista vai crescer mais ainda meus caros. Cuidado para não esquecerem de tomar o remédio viu ?
Victor Lima
Iniciativa privada nada!!!!!
É fruto de um governo municipal competente e comprometido com o desenvolvimento da cidade. Vocês de VDC não sabem o que é um governo omisso e incompetente. Acompanhei, desde 1997, todo o processo de transformação de VDC, que era uma horrorosa, atrasada, que dependia até de Itabuna que era menor. Quando o PT assumiu, a prefeitura que era totalmente deficitária, funcionários públicos municipais não tinham crédito em lugar nenhum na cidade porque não recebiam salário. Me lembro que, ao longo dos anos, diversas caravanas de cidades de diversas partes do Brasil vinham ver o que acontecia em VDC que surpreendia a todos.
Hoje moro em uma outra cidade do interior da Bahia, cidade polo inclusive, que está completamente abandonada, sem projetos municipais, atolada em dividas e que daria graças à Deus se tivesse um governo com metade do comprometimento do de Conquista. Vocês reclamam de barriga cheia e se esquecem dos anos de atraso da cidade, infelizmente é o mal do povo brasileiro.
Beto Veroneze
Claro,sobre isso o “COVEIRO DE CONQUISTA” e o “BOCA DE ALUGUEL” não vão falar nada, nad, nada, nada, nada…..
JOSE CERQUEIRA
Contariando, os contrarios José Valente e o Luiz, não é só a iniciativa privada que fez Conquista está em franco desenvolvimneto, estes comentaristas não pesquisam de onde vem o dinheiro investido pela iniciatia privada. Mas para fazer os contaditórios se informarem melhor, busque na fonte de onde vem o dinheiro dos grandes empreendimentos se não é da esfera governamental? Exemplo: o mais novo hotel da cidade tem financiamento do BNB, os Shopings tembém, os hospitais privados que estão sendo ampliados também é dinheiro dos governos estaduaal e federal. Nunca o nosso governo emprestou tanto a iniciativa privada como o atual. Não tem uma industria, ou projetos de grande porte em Conquista que nao seja financiado pelo governo federal e estadual, como se pode dizer que o crescimento de Conquista se deve so a iniciativa privada? não adianta voces opositores mediocres querem esconder a verdade. Porque Itabuna, Ilheus, e outros municípios não estão na mesma situação de Conquista? lá também não tem iniciativa privada? tá provado ai que os investidores vem para cidades que estão sendo bem administradas para que os mesmos depositem confiança. É por isto que Conquista é destaque no Brasil.
João
A cidade em pleno crescimento, em tão curto prazo, mudando assim a vida de muitas pessoas, e mudando a cara de Vitória da Conquista…
E ao invés de transparecer felicidade por tamanho desenvolvimento, as pessoas só expõe opiniões politicas, bitolados… O que deveria fazer era usar esse crescimento ao seu favor, e não tentar jogar areia na felicidade dos outros…
– Venham com números, papéis, com o que quiser, o crescimento de nossa cidade já é notório aos nossos olhos, não é preciso mais nada pra constatar tamanha mudança, é só olhar e ver… CONQUISTA JOIA RARA DO SERTÃO BAIANO, VAI CRESCER MUITO MAIS AINDA!