Carlos Costa
Na noite desta quarta-feira o prefeito Guilherme Menezes reuniu a imprensa e a comunidade conquistense para apresentar a grade das atrações que se apresentarão na 17ª edição da programação natalina intitulada Natal da Cidade. A programação desse ano começará no dia 18 e encerrará no dia 25 de dezembro. Após dezesseis anos de um festejo que já se tornou tradicional ao ponto de ser aguardado com muito anseio, a prefeitura não mediu esforços para engrandecer ainda mais as festividades deste ano.
Apresentar-se-ão no palco principal da festa, provavelmente na Praça Barão do Rio Branco, grandes nomes da Música Popular Brasileira e também uma atração internacional. O povo conquistense será presenteado neste ano com as vozes de Erasmo Carlos, Nando Reis, Luiza Possi, Wagner Tiso, Victor Biglione, Milton Nascimento, Maria Gadú, Renato Braz, Luiz Caldas, o violonista Nenéu Liberalquino e o Duo Siqueira Lima. A atração internacional será a cantora portuguesa Susana Travassos, uma cantora lírica e grande intérprete do Jazz, e que possui forte influência da música popular brasileira. Seu primeiro disco, lançado em 2008, foi em homenagem a saudosa cantora brasileira Elis Regina e tem como título “Oi Elis”. Vale ressaltar ainda que cerca de cinquenta artistas conquistenses e da região se apresentarão também no palco principal e nas praças Tancredo Neves e Nove de Novembro. Soma-se também a programação os tradicionais Ternos de Reis, o concurso de presépios e a belíssima iluminação da Praça Tancredo Neves.
Na escolha dos artistas que abrilhantarão os nossos festejos natalinos dá para notar a mão do prefeito Guilherme Menezes. O prefeito é compositor, violinista e conhecedor das várias formas de músicas que formam o cancioneiro brasileiro, além de ter um ouvido bem afinado para a boa música. Certamente é dele a indicação do Duo Siqueira Lima, da cantora lusa Susana Travassos e do violonista Nenéu Liberalquino. Por tudo isso, podemos prever que o Natal da Cidade deste ano será o melhor desde seu início há dezessete anos.
Nos últimos dezesseis anos a população conquistense teve o privilégio de assistir shows apresentados pelos principais cantores do Brasil. Estive presente em todas as edições do Natal da Cidade e ainda trago na memória apresentações espetaculares de maestréis como Elomar Figueira, Xangai e Renato Teixeira. Assisti shows inesquecíveis a exemplo da apresentação do Cordel do Fogo Encantado, de Fabiana Cozza, Celso Viáfora, Belquior, Ivan Lins, Emílio Santiago, Fagner, Gal Costa, dentre outros, que em outras circunstâncias, talvez não teríamos a oportunidade de assistir os shows dos mesmos; e o melhor de tudo é que as apresentações são de graça, dando oportunidade a todas as pessoas de terem contato com o melhor da música brasileira.
O impressionante é que os artistas que já se apresentaram no Natal da Cidade saíram da nossa cidade maravilhados com essa nova forma de festejar o natal. Vi Renato Teixeira nas TV Bandeirantes e Educativa tecer enormes elogios ao natal de Conquista. Segundo ele, em Vitória da Conquista a cultura está impregnada na alma do nosso povo e que aqui existe a socialização da cultura brasileira. Além de Renato Teixeira, outros cantores também elogiaram a nossa cidade em programas veiculados em diversas emissoras de televisão e em jornais e revistas de abrangência nacional. Todos enfim, deixam a nossa cidade impressionados com a participação das pessoas que lotam a Praça Barão do Rio Branco ávidos pela boa música. O público do Natal da Cidade é composto por pessoas educadas e ordeiras ao ponto de em todos os anos os espetáculos acontecerem sem que haja nenhum tipo de violência.
Tenho certeza que a população conquistense e os turistas que nos visitam durante o evento hão de presenciar momentos ímpares e inesquecíveis. Vitória da Conquista será por uma semana a capital da Música Popular Brasileira. Teremos a honra de ouvir grandes cantores brasileiros que deixarão o nosso natal com mais brilho e magia.
Como sou apreciador dos ritmos caribenhos, em especial os ritmos cubanos como a salsa cubana, rumba, mambo e guajira, sugiro que no próximo ano possamos ter o prazer de ouvir algum cantor ou grupo cubano. Seria uma verdadeira apoteose a apresentação da banda Buena Vista Social Club ou da Orisha ou então do famoso cantor Silvio Rodriguez.
Que os festejos natalinos da nossa cidade sirvam para unir o nosso povo num congraçamento pela Paz, Amor e Prosperidade!