Além do asfalto, a população do Iguá, distrito que fica a 15 quilômetros do Centro de Vitória da Conquista, tem uma série de promessas das últimas eleições municipais a serem cobradas, conforme relatos ao Blog do Anderson, na manhã desta segunda-feira (2). Na Rua Conquista, por exemplo, mais de dez casas não tem acesso à energia elétrica. Por conta disso, moradores têm improvisado suas ligações em uma das casas atendidas pela Companhia Elétrica do Estado da Bahia (COELBA).
“A energia aqui é de gato. Já pedimos várias vezes e eles falam que vão botar, que vão botar, e repete doas as vezes que a gente cobra que vai botar, que vai ajeitar e a energia não chega”, disse Ivo Souza, que tem a fiação em sua casa graças a um vizinho, sendo que a moradia ao lado nunca não tem sequer uma lâmpada.
Toda a instalação é feita artesanalmente, com postes de madeiras e fios impróprios, com sérios riscos de incidentes. A todo instante, moradores criticavam o Luz para Todos, um programa do Governo Federal do Brasil que visa levar energia elétrica para a população do meio rural, seja ela com ou sem recursos financeiros, de forma gratuita.