Mandela um ícone da justiça

nelson-mandela-004

Florisvaldo Bittencourt

A morte de Nelson Mandela apresenta uma reflexão importante para história da humanidade. Mandela foi daquele tipo de homem que sua trajetória deixa entre nós, uma série de lições e de aprendizado. Falar em Mandela é falar de luta, cuja perseverança incentivou centenas de movimentos sociais por todo o mundo, na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Sua principal lição é a de que precisamos continuar lutando para que a intolerância nunca prevaleça. Por isso, e de alguma forma, todos os militantes sociais do mundo, das mais diversas bandeiras e ideologias, tiram seu significado do que foi e do que representa Mandela.

Sua trajetória servirá de inspiração aqueles e aquelas que lutam por um mundo mais igual, justo e solidário, para que casos como o de Guarulhos não aconteçam mais e que sejam dados aos jovens o direito de se expressar por meio das mais variadas formas de linguagem, e o “black power” é uma delas.

Mandela lutou ativamente, na década de 40 do século passado, contra o regime de segregação racial instalado na África do Sul, sustentado pela ideia da supremacia branca. Na sua luta Mandela foi preso em 1962 e permaneceu preso por 27 anos. Esse período de sua vida, segundo Mandela, serviu de momento para refletir sobre fatores internos e externos do ser. Mesmo com sua prisão a luta contra o Apartheid continua e em 1990 Mandela consegue a tão sonhada liberdade.

Agora Mandela entra para história como um personagem de luta por um mundo mais fraterno. Suas lutas não serão esquecidas, seu discurso de conciliação, de paz e fraternidade será sempre lembrado como um caminho da convivência pacífica entre as nações.


Uma Resposta para “Mandela um ícone da justiça”

Os comentários estão fechados.