Militantes de diversos movimentos sociais de Vitória da Conquista participaram na noite da última terça-feira (12), na Casa da Cidadania, da reunião organizativa do Comitê municipal do “Plebiscito Popular: Por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”.
O comitê será lançado em Conquista no próximo dia 4 de fevereiro e pretende consultar os cidadãos sobre mudanças referente ao sistema político atual. A iniciativa que está acontecendo em todo o país contou com a participação da da Marcha Mundial de Mulheres, DCE da UFBA, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Centro Acadêmico de Geografia da UESB, Levante Popular da Juventude, Juventude do PT, Movimento Unificado de Moradores, Consulta Popular, além do vereador Florisvaldo Bittencourt (PT).
“O nosso sistema político está cheio de vícios e nas últimas manifestações a população demonstrou o desejo de mudanças que avancem além do sistema eleitoral e criem mecanismos para dar ao povo condições de exercitar as decisões do País”, declarou Florisvaldo.
Já para o militante social Alexandre Garcia Araújo, conhecido Xandó, a construção do Plebiscito Popular abre uma excelente oportunidade de diálogo com a população. “Plebiscito é uma boa possibilidade de aprofundarmos democracia brasileira”, disse. Confira aqui a cartilha e o aqui o vídeo do comitê municipal.