Conquista: Presídio fecha porta para ‘hóspedes’ e anuncia redução da população carcerária

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

A administração do Presídio Advogado Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, suspendeu a admissão de novos detentos em razão da desocupação um dos módulos da unidade e de reduzir a população carcerária. No início do mês, o juiz Ricardo Frederico Campos acatou ação da Defensoria Pública que determinava a interdição e reforma de um dos módulos do presídio em razão da situação precária do local.

DSC_0166

A decisão obriga que o número de internos não ultrapasse 139, atualmente abriga 263 detentos. Em entrevista ao Blog do Anderson, na manhã desta terça-feira (21), o diretor do Nilton Gonçalves, Alexsandro Oliveira, conhecido como Alex Bombeiro, disse que a justiça estipulou em 30 dias para interdição.

DSC_0113

“Nesses 30 dias, acreditamos que vamos conseguir tirar todos os internos daqui. Como seria essa retirada? Através dos alvarás e através de sentenças, porque a nossa media mensal é em torno de 40 a 50 internos que saem. Eu acredito hoje que, com os 58 presos que temos, mantendo essa média, de 50 saírem, nós só ficaríamos com 8. Estes, a gente conseguiria colocar no módulo II e III. Dentro do prazo estipulado pela justiça, em 30 dias nós teríamos um módulo totalmente interditado”, disse o gestor do Presídio.

DSC_0130

“A gente precisa realmente esvaziar esse módulo. O governo já sinalizou com a reforma, já encaminhou representantes da Sucab [Superintendência de Construções Administrativas da Bahia] e a empresa Quality, que está fazendo um serviço no Hospital de Base [Hospital Geral de Vitória da Conquista], e um engenheiro já esteve aqui com a planilha dos serviços que serão feitos. Assim que a gente esvaziar, a reforma será iniciada”, complementa.

DSC_0128

O Blog do Anderson teve acesso à estrutura condenada pela justiça e pode observar a precária situação da população carcerária, que como em todo o Brasil sofre com a superlotação. Em celas para 3 pessoas chegam a concentrar seis ou até sete. Confira as fotos onde o Blog do Anderson flagrou imagens exclusivas onde mostram abertura em paredes em tentativa de fugas.


Os comentários estão fechados.