Discentes do curso de Enfermagem do campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Vitória da Conquista, realizaram protestos nesta quarta-feira (29) por de professores regulares no curso.
De acordo com os estudantes, o déficit chega a 16 docentes, mas a administração da universidade tem priorizado apenas a contratação de professores substitutos com o fim de amenizar a situação. Para tentar resolver esse problema os alunos montaram uma comissão que mobilizou o curso para a realização de um concurso que deverá garantir professores para todas as matérias da grade curricular.
Os estudantes estão correndo o risco de ficar sem uma disciplina básica do curso nesse semestre. Essa situação poderá afetar o andamento do curso, pois a disciplina é pré-requisito para outras.
A UFBA admite problema, e afirma que “a unidade universitária não dispõe mais de vagas para professores efetivos, pois o quadro de vagas pactuado com o MEC foi completado no último edital de concurso em novembro de 2013”.
Ainda segundo a UFBA, quando há a necessidade de contratação, abre-se concurso, mas o processo não costuma ser rápido, já que algumas disciplinas exigem habilidades específicas dos professores candidatos e, portanto, uma certa “logística” para seleção do profissional.