Conquista: SecultBA não prevê reabertura do teatro do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

Interrogações no acesso ao Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima podem simbolizar um questionamento de quando as atividades retornarão após interdição desde o ano passado, por determinação do Ministério Público em atendimento a uma denuncia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), sobre a infraestrutura do estabelecimento que não enquadra nos padrões de segurança. Com isso, mais de cinquenta espetáculos foram cancelados nos últimos três meses em Vitória da Conquista.

DSC_1018

Por nota enviada ao Blog do Anderson, nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), explicou os tramites, mas não informa ainda a data de início das obras de recuperação. “Assim que acatamos a determinação do MP para suspender as atividades da sala principal e da concha acústica, iniciamos o processo de mobilização para as reformas. Em geral, as reformas de prédios públicos são feitas pela Superintendência de Construções Administrativas (SUCAB), em 2013, a SECULT solicitou uma visita técnica dos técnicos do órgão com intuito de avaliar as instalações e levantar os serviços necessários. Após levantamento dos serviços, foi elaborada uma planilha orçamentária, no valor inicial de R$ 320 mil, a mesma que foi aprovada pela SECULT. Após aprovação, a SECULT descentralizou os recursos para a SUCAB.

DSC_1021

No entanto, diante do contingenciamento de 2013, que limitou a execução financeira das secretarias estaduais, não foi possível iniciar as obras no mesmo ano. Por isso, visando assegurar os recursos e dando prosseguimento aos processos para a inicio dos serviços, contemplamos a reforma no orçamento 2014. Em relação aos prazos, só poderemos indicar as datas de inicio e conclusão da obra quando o orçamento do Estado estiver aberto e os recursos disponíveis para execução. Importante lembrar que estamos com o foyer/galeria e as salas de ensaio em pleno funcionamento. O foyer está à disposição para as exposições e as salas continuam com as oficinas. A reforma contemplará revisão geral das instalações elétricas e hidráulicas, reforma dos banheiros e readequação dos acessos para pessoas com deficiência, substituição de piso da sala principal e retirada das cadeiras antigas, revisão de forro e telhado, revisão geral das portas de vidro e esquadrias, pintura geral, dentre outros serviços de baixa complexidade. Além desses, será elaborado um novo projeto de combate a incêndio, com empresa a ser contratada via licitação na SUCAB. Temos inclusive, recurso de convênio com o MINC para instalar poltronas novas na sala principal, assim como foi feito em Feira de Santana”.


Os comentários estão fechados.