Manifestante cobra de Rui Costa chamada de concursados para defensor público

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

Durante a visita da caravana do PT em Vitória da Conquista, no último sábado (15), uma comissão de manifestantes cobrou do pré-candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), a chamada dos concursados para a defensoria pública no Estado da Bahia. De acordo com os manifestantes, aprovados no 6º concurso para defensor público, a tentativa foi para sensibilizar o atual secretário da Casa Civil, os deputados presentes e o governo Wagner para nomear os 25 aprovados excedentes.

DSC_0372-001

“A Bahia é o 3º pior Estado do país em déficit de defensor público. Então, das 278 comarcas, somente 22 têm defensor pública, e a situação é pior no interior do Estado. Estamos aqui para sensibilizar os deputados que estão presentes, o chefe da Casa Civil, Rui Costa e também fazer um apelo ao governador para esgotar esta lista e nomear todos os defensores, para diminuir essa escassez de defensor público e expandir o acesso à Justiça”, declara uma das manifestantes. Rui Costa estava ao lado dos manifestantes e respondeu ao questionamento. O Blog do Anderson gravou a fala do secretário de Wagner sobre a situação. Segundo Costa, o governo fechou o ano no limite prudencial do Estado que é de 46% da receita corrente.

DSC_0397-001

“Nós fechamos o ano com 45,6%, ou seja, beirando o limite. Então vamos ter agora reajuste salarial, chamamos 30 defensores, vamos chamar policiais militares, policiais civis, professores da rede estadual, nós estamos chamando médicos, enfermeiros. Então você tem que chamar uma quantidade, monitorar o impacto disso na receita corrente líquida para ver se tem margem legal de contratar. Então é o ajuste fino que nós vamos fazer, fique tranquila”, informa o petista se dirigindo a uma manifestante que completou: “A gente é agente de transformação social, não se esqueça disso”. Os deputados comunistas, Jean Fabrício Falcão (Estadual) e Alice Portugal (Federal), além de defensores públicos, acompanharam a conversa.


Os comentários estão fechados.