O Blog do Anderson foi procurado nesta quarta-feira (13) por Mateus Siqueira Silva, estudante do curso de Enfermagem na Faculdade de Tecnologia e Ciências, em Vitória da Conquista, que diz ter sido vítima de homofobia dentro da Prefeitura Municipal de Cândido Sales. De acordo com o universitário de 18 anos, ele teria entrado no prédio ao lado da vereadora Claudiana Moraes (PMDB), quando foi fisica e moralmente por um dos componentes do primeiro escalão do prefeito Hélio Fortunato (PSB). Segundo Mateus, o secretário teria lhe empurrado e disparando socos em sua face, o que provocou hematomas. “No momento em que ele bateu em minha mão e derrubou os objetos ele me chamou de viadinho safado. Além de ser um governo corrupto, desastroso é um governo homofóbico”, declarou. Ao lado da parlamentar, Mateus Siqueira realizou exames de corpo e delito no Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista e promete dar seguimento ao processo judicial. Durante toda a manhã desta quinta-feira (13) a reportagem do Blog do Anderson buscou contatos, mas até o momento não conseguiu comunicação com o gestor municipal para explicar sobre o assunto.
13 Respostas para “Cândido Sales: Universitário diz ter sido chamado de “viadinho safado” e agredido dentro da Prefeitura”
Danillo Bittencourt
Mateus, além dos exames de corpo e delito, interessante denunciar o ocorrido no Disque Direitos Humanos – Disque 100, um serviço de utilidade pública da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos LGBT e outros. Ao serviço cabe, também, disseminar informações e orientações acerca de ações, programas, campanhas, direitos e de serviços de atendimento, proteção, defesa e responsabilização em Direitos Humanos disponíveis no âmbito Federal, Estadual e Municipal. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. A ligação é gratuita e atende ligações de todo o território nacional.
RSRP
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Artigo V
Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
Cidadão
NADA justifica uma agressão física, mas é prudente ouvir os dois lados sr jornalista
ALEDILSON
ESCLARECIMENTO DE ALEDILSON (PARTE ACUSADA)
O que aconteceu foi que eu estava na Prefeitura, depois chegou Claudiane e alguns funcionários da Câmara procurando uma Notificação que havia entregue a Aline, eu disse que não estava comingo e que procurasse Aline, nesse meio tempo o Mateus Siqueira estava filmando na Porta do Gabinete o dialogo, depois eu sair, ele(Mateus) e a Claudiane me acompanharam filmando, quando a Vereadora novamente me perguntou sobre a tal notificação na Porta de Saída da Prefeitura e eu novamente respondi que procurasse com Aline, pois não tinha sido entregue a mim, o Mateus continuou filmando, aí eu pedir a ele que parasse de filmar pois eu não tinha autorizado ele filmar pois eu tinha direito de imagem (tratada na Constituição Federal, no seu artigo 5º, inciso X, que assegura inviolabilidade à honra e imagem, dentre outros atributos, e prevê o direito de indenização para a violação), quando ele insistiu; então eu bati a mão no celular dele para parar de filmar, ele estava com o celular entre o peito e o queixo dele, quando bati a mão de baixo para cima o celular pegou na boca dele, como ele usa aparelho de metal nos dentes, lesionou por dentro dos lábios dele. Então não houve agressão e nem soco na boca dele como estão dizendo. (Tenho várias testemunhas que presenciaram os fatos).
a justiceira
lamentável ver um universitário mentir assim, pois a historia esta contada de forma errada, o caso em questão é jogada política pois infelizmente o gestor da cidade não tem por que ser agredido por este jovem, afinal como diz ele mesmo quem supostamente o agrediu não fora o prefeito. Mas assim que as investigações forem concluídas postarei e vocês virão a verdade
Ernando
Esse secretário homofobia deveria ter sido preso imediatamente mas no Brasil isto só
Acontece com a classe
Pobrevergonha
Carlos Henrique
Esse “rapaz” que diz ser agredido e mentiroso mais um caso de política suja que assola nossa cidade,mim parece que o adversário Eduardo Pontes não ouviu os conselhos no governador Wagner “deixa o menino trabalhar”.
EDUARDO PONTES
Lamentável este fato, nada justifica a violência praticada por alguém que tem o dever de dispensar um tratamento com urbanidade, e , ainda com o agravante da intolerância, numa demonstração inequívoca de homofobia no coração da administração de um município importante do sudoeste, a nossa querida Cândido Sales, levada para as páginas policiais da forma mais atrasada, por um governo que prometeu ser o extremo da ética. Pois, quase 48 horas após este gravíssimo fato, o prefeito se omite a apurar o corrido, condenar? nem se fala.
Atribuir as mazelas deste governo-usando testas de ferro- a atuação firme da oposição, constitui-se numa infantil e vã tentativa de impedir-nos de cumprir com o nosso papel democrático.
Pois na democracia quem ganha governa, quem perde faz oposição, e temos procurado fazer no mais elevado nível, mas infelizmente, quem ganhou, anda a desapontar quase todos que lhes confiaram o voto e a envergonhar a nossa terra.
JOão Reis
Essas minorias tem que aprender a respeitar os demais cidadãos.Querem criar uma casta privilegiada no Brasil, os homossexuais.Acredito que todos têm direito a ter sua sexualidade respeitada e não é demérito ser homossexual, mas é preciso que todos sejam tratados iguais, pois pelo andar da carruagem, chegará o dia em que os heterossexuais serão apedrejados na rua.Ser homossexual não dá o direito de agredir ninguém, nem de ir passar por cima dos direitos dos demais cidadãos.
vane
Está bem claro que esse rapaz está arrumando confusão, sei o quanto é irritante filmar sem autorização, e a pessoa assistir, só acho que foi apenas uma fatalidade ter machucado a boca dele, Mateus só está querendo aparacer. E feio para um estudante mentir assim, vai perder a credibilidade no mercado de trabalho não tenha duvida.
Lilian Oliveira
Ele não é mentiroso,ou vc acha que ele mesmo iria cortar a boca so pra chamar atenção? isso não justifica uma agressão física e verbal homofobia é crime ,e se o outro estava com medo de ser filmado é pq esconde algo , pois se Mateus estivesse msm filmando ele, pq não procurou a justiça ele penssa q é quem pra bater nos outros ? acho q agora deveria baixar portaria pra população de Cândido sales quando ir até a prefeitura não levar o celular e tmb usar capacete.
faz justica
nossa mta vergonha pra minha cidade falta de respeito com o ser humano. saiba dele ditado respeitei as pessoas pra vc ser respeitando tambem. cada pessoa vevi do jeito que agente quer. respeitei as pessoas. melhoras rapaz. aqui nao diga por preconceitos dos outros nao o que importa que vc seja feliz. deus te abencoe
guimaraes
a questão não é de homofobia! se trata da falta de respeito desse governo corrupto. quero deixar bém claro que não sou da oposição, mas acho que querer uma cidade melhor é obrigação de todos independente de partido. votei no Helio e n me arrependo pois achei que era o melhor no momento. porém quando as alianças com Sidélia Lemos, Aledilson, e outros canálias começaram, vi que estavamos perdidos. estou tão triste co a justiça do Brasil, pois o nosso prefeito já deveria estar preso há muito tempo. quanto ao que Aledilson fez só mostra o despreparo de um cara que se formou em direito, já esteve no poder outras vezes e n sabe agir numa situação mínima de conflito!