A equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), os veterinários Aderbal Azevedo e Rosana Ladeia, capturou dois filhotes de corujas que habitavam num cano da avenida Luís Eduardo Magalhães, em Vitória da Conquista. A operação aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (20) acompanhada pelo Blog do Anderson. De acordo com moradores, eram quatro filhotes, um teria sido atropelado e o outro morreu dentro da tubulação. Segundo o veterinário Aderbal Azevedo, coordenador do CETAS, esse tipo de ave é comum nessa região da Capital do Sudoeste Baiano.
Trata-se da coruja-buraqueira, também chamada caburé-do-campo, coruja-do-campo, coruja-mineira, corujinha-buraqueira, corujinha-do-buraco, guedé, urucuera, urucureia e urucuriá , recebe o nome de “buraqueira” por viver em buracos cavados no solo. Embora seja capaz de cavar seu próprio buraco, prefere os buracos abandonados de outros animais. É uma coruja terrícola e de hábitos diurnos, embora tenda a evitar o calor do meio-dia. Os animais permaneceram no CETAS até a sua fase adulta, quando serão devolvidas ao meio ambiente.
3 Respostas para “Conquista: Corujas são levadas ao CETAS”
Ivana
O nome da veterinária é Rosana Ladeia, e não Suzana.
benicio cardoso
Parabe´ns!Grandes serviços os Drs.Aderbal e Rosana fazem pela preservação da fauna no sudoeste.
Himilcon de Azevedo
Se permanecerão no Cetas, onde ficarão presas e alimentadas, como retornarão à liberdade na fase adulta, quando já não saberão caçar?