Eleições UESB: DCE participa do processo eleitoral

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

Deu partida na última terça-feira (18), a corrida eleitoral na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Para a eleição à Reitoria que acontece no próximo dia 16 abril foram inscritas três chapas. Paulo Cairo e Jorge Costa do Nascimento, o popular Pepeu, são da Chapa 1. Os professores Itamar Aguiar e Cândido Requião compõem a Chapa 2. A Chapa 3 é composta pelo atual reitor Paulo Roberto Pinto Santos, que busca a reeleição ao lado de Fábio Félix. Sobre o assunto o Blog do Anderson conversou com os líderes estudantis Gabril Xavier e Glauber Rocha, membros do Diretório Central dos Estudantes.

Blog do Anderson: Gabriel Xavier, como o DCE está observando esse início, agora com os nomes de três candidatos à reitoria da Uesb?

Gabriel: A gente entende que quanto mais ampla for a disputa, mais valoroso fica o processo. A gente entende que quando se tem uma disputa são colocadas mais pautas na mesa, o pessoal se preocupa em chegar ao estudante, em chegar também aos professores, e é uma preocupação de todos, então quanto mais disputa, o processo só tem a ganhar. A gente tá muito feliz com a disputa e acredita que é assim que tem que ser, tem que ter mesmo a questão da disputa e, posteriormente, todo mundo tem um só interesse, que é melhorar a universidade.

1-DSC_0815

Blog do Anderson: O estudante tem um papel importantíssimo aqui na Uesb, não é, Glauber Rocha?

Glauber: Com certeza. Afinal de contas, a universidade foi criada para o estudante, então, com certeza o estudante é um fator fundamental dentro da universidade.

Blog do Anderson E o eleitorado, né?

Glauber: Também. Com certeza. Eu acho que o estudante tem sim a capacidade de propor, de mostrar para os candidatos as suas propostas, mostrar para eles qual é o anseio do estudante para com a universidade. E a gente, do Núcleo Dinaelza Coqueiro, que é um núcleo organizado de estudantes dentro da universidade, tá aí acompanhando esse processo eleitoral para a gente poder pautar as melhores propostas para a universidade, para o que o estudante precisa, para a gente conseguir conquistar a universidade dos nossos sonhos, a universidade que realmente anseie o que a gente precisa.

Glauber

Blog do Anderson: Gabriel, o professor Paulo Roberto falou que quer dar continuidade ao trabalho dele. Outros, no caso, o professor Itamar, já vêm com um incremento, mudanças no sistema. Como você observa a atual gestão da Uesb?

Gabriel: A atual gestão tem as críticas, só que diversas críticas são voltadas à questão… A culpa mais do estado do que da própria administração da universidade. A gente teve um arrocho financeiro na universidade que nos limitou bastante para trabalhar na universidade, então a gente acredita que a melhor forma de apresentar as candidaturas é uma ideia de continuidade, de avançar nas mudanças. A Uesb está anos-luz à frente de diversas outras universidades estaduais, a cada ano que passa é referência de universidade estadual e o que a gente quer é que isso ocorra com um melhoramento. Não adianta dizer que a universidade está bem sendo que não está, falta a assistência estudantil, falta o estudante entrar na universidade e continuar lá com a universidade dando condições, falta mais apoio aos grupos de estudo, aos grupos de pesquisa para que o estudante entre, faça pesquisa e não saia da universidade meramente formado com diploma, saia profissional, saia cidadão, que saia transformador da realidade. A universidade falha muito nesse ponto de assistência à pesquisa e à extensão e a gente está aqui para batalhar e garantir que os novos projetos que venham a assumir a universidade sejam projetos que se comprometam realmente com o estudante.

Gabriel

Blog do Anderson: O que você incrementaria na Uesb?

Glauber: Como Gabriel falou, apesar de ser uma das universidades mais avançadas no estado, a gente ainda peca bastante na questão da assistência estudantil porque a Uesb é uma universidade que abrange muita gente de muitas cidades, ainda mais agora, com essa questão da democratização da universidade, a gente sempre vê muita gente de outras cidades entrando. Então a gente ainda precisa aprimorar bastante a questão da assistência estudantil para que o estudante não só passe no vestibular, no Sisu ou no Enem, mas que ele fique na universidade e tenha o seu direito de se tornar um cidadão formado e com uma boa formação dentro da universidade. A gente, como Núcleo Dinaelza Coqueiro, vem avançando e espera poder dar essa continuidade independente de qual projeto venha a prevalecer nessa disputa eleitoral.


Uma Resposta para “Eleições UESB: DCE participa do processo eleitoral”

  1. Jose Carlos Dias Correia

    A única atividade do DCE É PARTICIPAR DO PROCESSO POLÍTICO DA UNIVERSIDADE fazendo as conhecidas manobras para ajudarem a eleger o preferido de determinado partido.Por quê ñ participam mais efetivamente no crescimento e fortalecimento do campus de Vit da Conquista?Por quê no campus daqui ñ se cria cursos importantes como os de Odontologia,e os de Engenharia?Sabemos que os melhores cursos da Uesb estão em Jequié e Itapetinga assim como os mestrados e dotourados …………?????

Os comentários estão fechados.