Conforme o Blog do Anderson antecipou, operários da construção civil iniciam uma mobilização por greve da categoria nesta terça-feira (25), paralisando atividades em canteiros de obra em Vitória da Conquista. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracom– BA), eles reivindicam 10% de reajuste salarial, com mais de R$ 40 na cesta básica e correção do piso salarial, enquanto a proposta dos empresários é de 5,56% de aumento. De acordo com o Sinduscon, sindicato dos empresários, a campanha salarial é discutida desde dezembro do ano passado e a proposta de 5,56% se refere à reposição da inflação no período.
“As empresas enfrentam um ambiente econômico de desaquecimento, com tendência de piora, o que não permite um reajuste com ganho real, conforme pleiteiam os trabalhadores”, justifica o sindicato. Os empresários dizem ainda que os operários já tiveram ganhos reais de 18% a 38%, a depender da função. Em um carro de som, o diretor Sintracom, Ernando Vieira, profere os seus discursos. Os vereadores do PCdoB (Andreson Ribeiro, Nelson Veira e Joaquim Libarino) aderiram ao movimento grevista. Com informações do G1.
Uma Resposta para “Conquista: Operários de construção civil iniciam mobilização por reajuste salarial”
Himilcon de Azevedo
Um momento crítico para a greve, visto ser visível o desaquecimento da construção civil. Quanto aos vereadores do PCdoB, perderam o momento ideal para se fazerem presentes e isso ocorreu quando o boom imobiliário ia a todo vapor, Erros de “calculo”.