Estudantes da extensão da Escola Estadual Anísio Teixeira, em Iguá, distrito localizado a 12 quilômetros do Centro de Vitória da Conquista via BR-116, estão sem aulas há duas semanas. “Já tem duas semanas que deu início às aulas e até o momento só tivemos aula de Geografia. Eu entrei em contato com a Ouvidoria [da Secretaria Estadual da Educação] e recebi um e-mail confirmando que tinha entrado em contato com a DIREC para fazer a regularização dos demais professores que estão faltando”, disse o estudante Iago Mendonça, em entrevista ao Blog do Anderson.
“É sempre assim: professor chega uma e meia da tarde, quando são duas horas, três horas liberam todos os alunos e a gente fica aí a mercê”, complementa, lamentando a falta de comunicação com a diretoria da escola. Ainda de acordo com Iago “faltam carteiras, no banheiro a descarga está quebrada e ninguém toma providência. Então a gente fica nessa demanda de professores para termos uma educação de qualidade”. “Ou fecha logo a escola e faz como a prefeitura fazia antigamente, liberando passes para a gente estudar em Conquista ou então a Direc toma providencias para melhorar essa instituição de ensino aqui que é precária, já tem nove anos e sempre a mesma coisa: falta de professores e irresponsabilidade da Direc”, disparou.
O Blog do Anderson buscou contato com o professor Ricardo Costa, coordenador da 20ª Diretoria Regional de Educação (Direc-20), mas o seu celular estava desligado. E escola foi reverencia Anísio Spínola Teixeira, natural de Caetité que foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil.