Será inaugurada neste domingo (30) a primeira capela dedicada à Irmã Dulce, também conhecida como Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. De acordo com o monsenhor Estevam Santos Silva Filho, bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, “a obra é um desejo da população e também de Dom Luís [Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista] que tivéssemos aqui em Vitória da Conquista a primeira capela dedicada a essa beata, Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, dos pobres porque a sua vida foi toda voltada para os pobres, para os doentes”.
Nascida em Salvador como Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce ganhou notoriedade por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados, obras essas que ela praticava desde muito cedo. Na juventude já lotava a casa de seus pais acolhendo doentes. Ela também criou e ajudou a criar várias instituições filantrópicas: uma das mais importantes e famosas é o Hospital Santo Antônio, que foi construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio.Irmã Dulce foi uma das mais importantes, influentes e notórias ativistas humanitárias do século XX.
Suas grandes obras de caridade são referência nacional, e ganharam repercussão pelo mundo, tanto que seu nome é sempre relacionado à caridade e amor ao próximo. Irmã Dulce pode se tornar a primeira Santa Católica nascida no Brasil. O templo católico está localizando no conjunto Inocoop I, às margens da avenida Olívia Flores.
2 Respostas para “Conquista terá a primeira capela para Irma Dulce”
Camila
Qual o horário da inauguração, Anderson?
Antonia
Beata Irmã Dulce, rogai por nós. Para que sejamos mais caridosos com os mais necessitados. Amém.