Celso Miranda de Lima
Pouca gente sabe, mas é na cozinha que reside a maior quantidade de bactérias. O principal motivo está na inesgotável fonte de alimentação destes microrganismos que são os restos de comida espalhados por toda parte. Ao preparar os alimentos, restos de alimentos são projetados sobre fogões, pias e piso. E quando a limpeza não acontece de imediato, a decomposição destes resíduos faz com que a reprodução dos microrganismos nocivos à saúde humana seja exponencial. Entre estes vilões estão Staphylococcus aureus, Salmonela choleraesuis e a temível Escherichia coli.
A grande concentração de bactérias também ocorre na esponja sintética utilizada para lavar louças. Restos de alimentos são acumulados na superfície porosa da esponja e ao se decompor promovem o crescimento dos microrganismos.
Para higienizar o ambiente e utensílios, a melhor aliada é a água sanitária. Produto altamente eficaz e de baixo custo, presente em todos os lares.
Todos os microrganismos citados são sensíveis ao cloro em concentrações do nível da água sanitária que possui cloro ativo entre 2,0% e 2,5%. O produto é recomendado para ser utilizado puro em superfícies com alta contaminação como vasos sanitários e ralos. Porém com diluições apropriadas, possui eficiência comprovada para higienizar frutas e verduras cruas e também de utensílios como no caso da esponja sintética utilizada para lavar louças.
Basta preparar uma solução contendo uma colher de sopa (15ml) para cada litro de água. Deixar de molho por pelo menos 10 minutos e enxaguar com água tratada.
Medida simples que garante a saúde e bem estar de toda família.
CELSO MIRANDA DE LIMA
QUIMÍCO INDUSTRIAL
CRQ-IV/SP -042.40487
DIRETOR EXECUTIVO DA COMOLIMPA/ZAB
Uma Resposta para “Santa água sanitária”
Pierre
Matéria bastante oportuna. Parabéns Celso! Grande abraço.