Mateus Aguiar*
“Dizem-me que sou muito jovem para entender
Dizem que estou preso em um sonho.
Bem, a vida vai passar por mim se eu não abrir meus olhos.
Bem, tudo bem por mim.”
.
“Então, acorde-me quando tudo estiver acabado,
Quando eu for mais sábio e mais velho.
Todo este tempo eu estava procurando por mim mesmo,
E não sabia que eu estava perdido.”
.
Música: Wake Me Up
Composição: Avicii
.
Quantas vezes nos perdemos em nós mesmos?
Quantas vezes parecemos querer abraçar o mundo e não podemos?
A verdade é que nunca conseguiremos tudo, mas conseguiremos o bastante para viver satisfeitos se procurarmos o melhor para nós mesmos.
.
A música nos traz a reflexão sobre como ficamos tantas vezes na janela apenas vendo a vida passar e nada podemos fazer para muda-la, é uma realidade, mas que as vezes equivocada, já que nós muitas vezes podemos nos levantar e ir em busca daquilo que queremos, ao invés de ficarmos somente observando o andar do ciclo da vida.
.
Chegamos aqui então em um ponto crucial para entendermos então a doença considerada como mal do século. Estou falando de DEPRESSÃO, e sim! Estou falando da doença que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro deixando-as sentadas na janela observando o caminhar da vida, muitas vezes não é só isso que acontece, a depressão pode se manisfestar tão violentamente que muitas vezes leva o individuo a morte.
.
A importância de um psicologo ou de um psiquiatra é fundamental, ao contrário do que muitos imaginam, a depressão pode ser curada e é feita de um modo mais especifico por estes profissionais.
.
SE LIGA!
São sintomas mais frequentes de depressão:
- Humor depressivo durante a maior parte do dia, quase todos os dias
- Diminuição de interesse ou prazer em quase todas as actividades
- Perda de peso (sem dieta) ou aumento de peso significativo
- Diminuição ou aumento do apetite quase todos os dias
- Insónia ou hipersónia (necessidade de dormir muito) quase todos os dias
- Inibição/lentidão de movimentos
- Agitação
- Náuseas, alterações gastro-intestinais
- Fadiga ou perda de energia quase todos os dias
- Sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva quase todos os dias
- Pensamentos recorrentes acerca da morte, ideias de suicídio ou tentativas de suicídio.
- Disponível em: http://oficinadepsicologia.com/depressao
{+Info}
Pergunta: 1) A tristeza é sempre o primeiro sintoma de depressão?
Resposta: Não existe um primeiro sintoma.
Nota: De acordo com o médico Ricardo Torresan, da Unesp, a depressão traz um conjunto de sintomas e a tristeza nem sempre faz parte deles, apesar de ser bastante comum. “Muitos pacientes não relatam a tristeza, mas a ausência total de sentimentos durante os episódios de depressão”, afirma o especialista. A apatia é resultado da queda de serotonina e de noradrenalina na circulação. “Esses neurotransmissores são fundamentais para o sistema límbico, que é a área do cérebro responsável pelas emoções”, afirma o psiquiatra Edson Hirata, do Hospital Santa Cruz. Essa falta comunicação pode afetar as emoções como um todo, não apenas os sentimentos positivos.
Pergunta: 2) Pessoas depressivas tendem a ficar isoladas?
Resposta Sim.
Nota: O isolamento social é um sintoma típico da depressão e de outras doenças. “Apatia e falta de vontade para se relacionar podem ser um sintoma de hipotireoidismo, por exemplo”, diz Ricardo Torresan.
Pergunta: 3) Pessoas sensíveis são alvos mais fáceis de depressão?
Resposta Não necessariamente.
Nota: Ser sensível não é fator de risco para a depressão. De acordo com os especialistas, existem muitas outras questões envolvidas, como predisposição genética ou excesso de estresse. Porém, a inversa é verdadeira: pacientes deprimidos queixam-se por se sentirem mais sensíveis aos acontecimentos e por chorarem à toa.
Pergunta: 4) A depressão interfere na produtividade profissional?
Resposta Sim, pois a pessoa fica mais desconcentrada
Nota: A depressão pode fazer com a pessoa fique mais apática, sem energia e com falta iniciativa para tarefas simples, que antes da doença ela fazia, muitas vezes com prazer. “Esse sentimento chama-se anedonia e é um dos principais sintomas da depressão”, alerta o médico Ricardo Torresan. Se a doença chegar a níveis mais avançados, esse sintoma pode evoluir, fazendo com que a pessoa deixe de fazer qualquer tarefa.
Pergunta: 5) Pensamentos negativos são um sintoma comum?
Resposta Sim, qualquer pessoa torna-se pessimista ao ficar deprimida
Nota: Ricardo Torresan conta que é muito comum as pessoas com depressão relatarem que seus pensamentos são predominantemente negativos e pessimistas. Podem ser ideias de ruína (como se tudo na vida fosse dar errado); de desvalia (a pessoa se sente incapaz, inferior); de culpa (se sentir excessivamente responsável por tudo que não dá certo); e até ideias de morte e suicídio. De acordo com o especialista, pode acontecer de pessoas naturalmente inseguras ou negativas terem esses pensamentos com mais frequência durante um quadro de depressão. “Porém, até mesmo as pessoas mais positivas podem sofrer esse sintoma durante um episódio depressivo”, conta Ricardo.
Pergunta: 6) A depressão pode causar dores pelo corpo?
Resposta Sim
Nota: Dores em qualquer parte do corpo aparecem sem mais nem menos. “As dores são consequências das alterações cerebrais causadas pela depressão.” O psiquiatra, além dos medicamentos antidepressivos, pode receitar analgésicos.
Pergunta: 7) Depressão pode causar distúrbios do sono?
Resposta Sim.
Nota: A depressão é uma doença química, que afeta o trabalho dos neurotransmissores responsáveis pelo controle do sono. Algumas pessoas passam a dormir demais enquanto outras não conseguem pregar o olho de jeito nenhum.
Pergunta: 8) Depressão tira o apetite?
Resposta Depende da pessoa.
Nota: A lógica é a mesma dos distúrbios do sono: a depressão pode ou não afetar os neurotransmissores responsáveis pelo controle do apetite. “Por isso é muito comum algumas pessoas com depressão terem episódios em que comem excessivamente, enquanto outras passam longos períodos de jejum”, conta o psiquiatra Edson Hirata.
Pergunta: 9) Falta de memória pode ser sintoma de depressão?
Resposta Sim.
Nota: É muito comum encontrar pacientes com depressão queixarem-se de esquecimento e de dificuldade para se concentrar frente a um desafio intelectual. Tomar decisões também torna-se difícil, já que esses pacientes sofrem de insegurança e têm dificuldade de assumir riscos.
Pergunta: 10) A depressão é porta de entrada para outras doenças?
Resposta Sim.
Nota: Entre os problemas que podem ser desencadeados pela depressão estão a perda de libido, maiores riscos de AVC, doenças cardíacas como infarto e piora do diabetes. “Por exemplo, quem tem depressão tem risco 2 vezes maior de desenvolver doença coronariana, infarto do miocardio do que pessoas que nunca tiveram depressão”, afirma Edson Hirata.
.
Mateus Aguiar é estudante de Psicologia na Faculdade Maurício de Nassau, em Vitória da Conquista