Em greve desde 23 de abril, professores comemoram o 13 de Maio, dia da Abolição da Escravatura, nesta terça-feira (13), com uma feijoada na sede da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. De acordo com a professora Geanne de Cássia Oliveira, presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), a categoria vai montar um acampamento dentro da Prefeitura em protesto pelo distanciamento do diálogo.
“Nós estamos trazendo a feijoada que é o registro da passagem dos escravos pelo Brasil, é uma herança cultural nossa, para, usando a feijoada, usando a Abolição da Escravatura, pedir que o PT faça uma abolição dessa carreira miserável, escravocrata que ele estabeleceu aos professores. Uma carreira de dois níveis é uma carreira quase escrava, porque não valoriza a formação, não valoriza o estudo, não respeita o tempo de serviço do trabalhador. O que nós queremos, para retornar da greve, apenas que a prefeitura reabra as negociações e sinalize com o plano de carreira e que cumpra integralmente com a lei do piso”, comentou Geanne em entrevista ao Blog do Anderson.
“Nós estamos acampados aqui, esperamos que o governo hoje, em função da data tão simbólica, se sensibilize e venha nos libertar dessa carreira tão pesada”, afirmou. Ainda segundo a sindicalista, “todos os secretários devem ter sua importância, mas ninguém pode desconsiderar que o prefeito [Guilherme Menezes de Andrade] tem um rapaz de mando: Edwaldo Alves [secretário de Governo]. Eu tenho certeza que se ele quiser põem fim nessa greve hoje”.
A prefeitura apresentou uma proposta de reajuste salarial de 8,32%, mais interstício de nível de 12,75% e interstício de referência de 3,70%, mas o SIMMP recusou. Com tambores, megafone e carro de som, os grevistas prometem muito barulho dentro e fora do histórico espaço da Prefeitura da Capital do Sudoeste Baiano. Ouça a reportagem a seguir.
3 Respostas para “Conquista: Em greve, professores celebram o ‘13 de Maio’ com feijoada na Prefeitura”
Claúdia Costa Soares
Parabéns ao sindicato dos professores,o negócio é chamar atenção da população para os desmandos desse governo capitaneado pelo senhor coronel Edivaldo Alves.
Luz13
Gostei do blog! Veja as previsões de Aline, da Cidade das Pirâmides, para o ano de 2014. https://www.youtube.com/watch?v=6v_iFO6_dyc Abraços
Lourdes
Anderson,
Parabéns sua matéria tá perfeita, muito boa cobertura