Visita a Montes Claros

Andreson Ribeiro

Andreson Ribeiro

No sábado de Carnaval (01.03.14), aproveitei o feriadão, e fui a Montes Claros, para matar a saudade da cidade e rever algumas pessoas. Matar a saudade porque durante 03 anos – 1995,1996 e 1997 -, há cerca de 17 anos, residi nessa cidade, onde cursei o 2º grau no Colégio Biotécnico, à época campeão de aprovação no Vestibular da UNIMONTES. Nessa visita, não obstante Montes Claros ser uma cidade muito povoada, que há anos já era um Polo Comercial, de Serviços e, sobretudo Educacional de referência para todo o Brasil, que bem servia todo o Norte de Minas, inclusive vale a pena destacar que, como prova dessa “antiga pujança”, no início da década de 80, já havia nesse município cursos de Medicina e de Direito numa Universidade Pública, no caso a UNIMONTES, constatei que a querida Montes Claros, carinhosamente conhecida pela alcunha de MOC, não avançou, ou melhor, pouco avançou…

Percebi uma cidade que literalmente estagnou no tempo, pois, na seara pública, totalmente desprovida de políticas públicas, principalmente na parte da infraestrutura, com os logradouros com asfalto muito antigos, cheios de buracos, inclusive no centro da cidade; ruas totalmente escuras, inclusive no centro da cidade; sistema de transporte público obsoleto (poucos ônibus, sem terminal integrado…); uma população extremamente assustada e literalmente trancafiadas em muros altos compostos de cercas de arrames cortantes, lembrando um nítido campo de guerra, por conta do vertiginoso crescimento da violência, sobretudo de crimes contra o patrimônio e homicídios, estes motivados pelo crescente tráfico de entorpecentes, situação essa que demonstra a flagrante falta de investimentos em segurança pública; na seara privada, uma cidade com poucas construções, sem obras de grande vulto, enfim, uma cidade com reduzido dinamismo econômico-financeiro… Lado outro, pude constatar o grande salto que Conquista deu, principalmente, dentro desses últimos 14 anos, o que nos leva a crer que uma Administração Pública séria, pautada no desenvolvimento, agora, sem perder de vistas políticas de inclusão social, realmente, faz a diferença… Assim, só nos restam parabenizar Conquista…, e que nossos amigos mineiros passem a acreditar que com a ajuda de um Governo do povo, seja municipal ou estadual, é possível a retomada do dinamismo, da pujança e, sobretudo, da autoestima das pessoas… Viva Lula, viva Dilma, viva Wagner, viva Guilherme e todos os partidos e colaboradores que compõem a frente “Conquista Popular”.

Andreson Ribeiro Presidente do PCdoB de Vitória da Conquista Vereador em Vitória da Conquista Advogado militante na região Sudoesto.


10 Respostas para “Visita a Montes Claros”

  1. alberto riberiro

    Fico triste em perceber que o ilustre vereador, que inclusive vem demonstrando ser um atuante legislador, fique bajulando Lula, Dilma e Wagner, como se estes fossem os causadores do crescimento de Vitória da Conquista, algo que não é real. Para quem se diz militante do partido de maior história nos quadros políticos, o mais antigo inclusive, é uma pena que se coloque abaixo de um partido direitista disfarçado com a estrela vermelha, que a muito se n=vendeu para banqueiros e capitalistas.
    Tirando os “Vivas”, seguem nosso respeito à legislatura do atuante Vereador!!

  2. Jose Carlos Dias Correia

    Ou esse cara é doido ou esta com cegueira cerebral………

  3. Júlio Pensador

    Acho que o nobre vereador não esteve em Montes Claros…morei em Montes Claros há 10 anos e, naquela época, a cidade já estava a frente do que Conquista vive hoje!! Para elogiar seus candidatos não precisava fazer uma comparação absurda dessa!

  4. Vivaldo

    Sempre espero ideias absurdas de gente do PC do B, mas dessa vez absurdo de mais para uma matéria só… Realmente Montes Claros tem ruas esburacadas, o cidadão falou a verdade, pois ele só deve conhecer os asfaltos daqui, que são belíssimos, talvez só na Europa ou nos EUA tem igual. O bairro Brasil, então… Meu Deus! Que ruas perfeitas! Tenho a impressão quando ando ali que estou em Boise ou Zurique… Até as placas costumo ler em inglês e alemão tão parecidas que são as ruas. O terminal da Lauro de Freitas (amplo, higiênico e espaçoso) só poucas cidades do planeta tem igual, é verdade… Berlim quer copiar o modelo conquistense, não sabia não? E mais: aqui não tem crime de maneira alguma, eu, pelo menos, nunca vi reportagem de roubo ou violência aqui, nem tão pouco assalto ou homicídio. Cientistas japoneses vão vir estudar o fenômeno já conhecido lá fora por “Astronômica Paz Conquistense”. Pelo amor de Deus! Acorda pra vida rapaz! Abra os olhos! Conquista avançou? Claro! Ninguém é doido de dizer que não, mas dizer que MOC parece uma praça de guerra é agir de má fé. Vou à Montes Claros quase todos os meses e falo com propriedade, pois trafego em Conquista diariamente de bairro à bairro, conheço rua por rua, quebra molas por quebra molas (inclusive em Montes Claros nem se usa esses monstros do asfalto).Conquista é a quinta mais violenta do Brasil, mas deixa pra lá… Enquanto Montes Claros é a sétima mais segura do País (Fonte: Revista Época) Montes Claros teve o melhor IDH de educação em Minas na última avaliação e Conquista está entre as cinco piores educações básicas do Brasil (Fonte: Revista Veja). Alerta: O Ministério da Saúde adverte: Quem sai de Montes Claros às 21:00h e chega aqui às 04:00 da madrugada corre o alto de risco de sentir, assim como eu, vergonha de ser baiano e sofrer um ataque cardíaco (de raiva)…

  5. José Carlos G. Soares

    Andreson , boa noite;

    Como leitor diário deste blog, e morador da cidade de Montes Claros, concordo com quase tudo que você descreveu.
    Discordo do quesito segurança, como homicídios, que neste ano, até esta data, não chegou a vinte assassinatos, bem inferior ao de VTC, que tem população pouco menor que a nossa.
    Perdemos muito tempo elegendo prefeitos contrários, principalmente ao governo federal.
    Vitória da Conquista deu um grande salto, graças também aos altos investimentos que os governos LULA e Dilma fizeram e tem feito nesta cidade.
    Este blog sempre divulga os benefícios recebidos do governo federal.
    Grato.

  6. aloisio santos

    o morador de m claro j carlos falou tudo e ponto final.

  7. Carolline Muniz Sanches

    É isso ai “meu” vereador, nossa cidade é um PARAÍSO no transporte, segurança, saúde, educação.
    Hospital de Base uma referência pra o nosso país;
    Escolas Municipais de 1º mundo;
    Segurança, Conquista esta a frente de muitos países por isso se chama Suiça baiana,
    ah… que maravilha essa Vitória da Conquista, muitas obras por toda a cidade, como o povo ta feliz. Ahh… Esse por mandar pra um hospital psiquiátrico.

  8. Amadeu Constantino

    Gente isso é ironia?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Esse vereador é fanfarrão.

  9. Diane

    Senhor vereador!
    O senhor quer fazer campanha? Faça!
    Porém, não subestime os leitores…porque quem tem o costume de ler, já tem a informação( bem informado por natureza) Será mesmo que o senhor sabe do que está falando????

  10. Sócrates

    Prefiro pensar que esse comentário é uma ironia mesmo porque escrever uma barbaridade dessa é subestimar a inteligência dos leitores….fala sério!

Os comentários estão fechados.