Progredir sempre! Esta é a lei.

Adao

Adão Albuquerque

E nessas voltas que o mundo dá, eis que reencontro um velho amigo, destes que o tempo resolveu nos esconder em suas dobras, usando a distância como mote. E como ele estava diferente! Pareceu-me mais bonito, pelo menos mais elegante, logo ele que nunca soube conjugar a palavra estilo, agora reaparecia afinado com a moda: Cabelo com corte moderno, roupas alinhadas, de bom corte, cheirando a griffe. Seria ele mesmo?

Eu, que sou o rei dos foras, seria capaz de chegar abraçando um inteiro desconhecido como se fosse meu parente mais próximo! Fui, portanto, cauteloso: Cheguei de mansinho e disse: – Fulano é você? – Adão, meu querido, há quanto tempo! – Então, eu estava ali, de longe te observando. Você está tão diferente! – Pois é, disse ele, mas, você não mudou nada! (até hoje não sei se isso foi uma crítica ou um elogio). – Sim, continuou ele, me conte as novidades (detesto esse tipo de pergunta, me sinto apresentando um telejornal) – Eu vim embarcar um amigo (estávamos em Cumbica) e estou visitando uns parentes, mas logo estarei de volta à Bahia. E você? – Eu vou ali aos Emirados! Ganhei um presente dos meus patrões e vou curtir esse prêmio. – Que massa, rapaz! E que escola é essa que dá prêmios assim? – Não, eu saí dessa vida. Hoje eu trabalho numa das maiores instituições financeiras do mundo! – Como assim, largou a sala de aula? – Faz tempo. Resolvi mudar de ramo, fiz outra faculdade, passei numa seleção e hoje to de vida nova! Progredi, meu amigo. Mas, e você, o que me conta?

As relações humanas são marcadas por diferentes níveis de competição, disso eu sempre soube. E, naquele momento, diante daquela pergunta, eu, que há tanto tempo não reencontrava aquele amigo que aparentava tanto progresso, me senti menor. Nestas situações o sistema em que fomos criados, nos impele a nos mostrarmos melhores, mais bonitos, mais endinheirados, mais felizes do que um dia fomos. E eu não tinha nada de novo, nestes moldes, para mostrar. Ainda mais tímido fiquei quando me lembrei da expressão que ele usou: “eu progredi.” – Eu continuo ensinando, conclui afinal. E não penso em mudar de ramo por tão cedo! Acrescentei com orgulho e ironia. Seguimos numa conversa amena, daquelas que fazem o “obituário” dos amigos em comum, até que ele me convidou para almoçar. Mas, daqui a pouco eu volto a esta história.

Progresso. O sentido dessa palavra sempre me chamou a atenção e eu tenho lido tudo que posso sobre esse mito da evolução permanente dos seres humanos. Na nossa própria bandeira nacional, eivada do positivismo Comteano, estampa-se em tons de verde: Ordem e Progresso. Mas, o que é isso mesmo? Segundo o inglês John Gray, professor de pensamento europeu na London School of Economics, “a crença no progresso não tem necessariamente uma razão evolutiva, não faz parte da biologia humana, em absoluto. É algo que data do século XVIII, ou seja, de cerca de dois séculos apenas.” O progresso é uma criação do mundo ocidental. Ele é fruto do humanismo secular moderno, que embebe a filosofia, a política e a ciência, e que herdou do cristianismo a ideia – ilusória para muitos – de que o homem tem um papel central no universo e que sua missão é progredir e reinar absoluto sobre todas as demais espécies.”.

Hoje, afora aqueles que têm um verdadeiro sentimento religioso, as pessoas que acreditam em alguma coisa, acreditam no progresso – e no progresso material, em especial. Devemos nascer, crescer, estudar e trabalhar para nos cercarmos de coisas que terão o dom de nos fazer felizes, e acima de tudo, de permitir que sejamos reconhecidos como pessoas felizes, pessoas que “venceram na vida”. E muitos pais se esforçam para que seus filhos tenham as condições que eles nunca tiveram para que assim possam ser ainda mais realizados, mais felizes do que eles mesmos foram quando crianças. Ainda segundo Gray “para a maioria das pessoas hoje, as futuras gerações sempre viverão melhor do que as anteriores, e a humanidade avança no conhecimento como avança na ética e na política. Mas isso é um mito, uma ilusão nociva, porque muitas vezes nos cega para grandes problemas e nos impede de perceber que, quando pensamos estar progredindo, na verdade, em muitos sentidos, estamos regredindo.”.

Voltando ao reencontro com meu amigo, durante o almoço, ficamos mais á vontade para conversar sobre outros aspectos de nossas vidas e foi ai que fiquei sabendo que ele tinha perdido o pai recentemente. Fato que, segundo ele, não representou muito, afinal, há muitos anos eles não se falavam por conta de uma discussão sobre a divisão da herança de sua mãe, também já falecida. Nesse momento, li no olhar dele uma profunda angústia que nenhuma boa aparência seria capaz de maquilar e quando ele me perguntou sobre minha família eu me limitei apenas a dizer que estavam todos bem e como não tinha ou não devia dizer nada além disso, me levantei e o abracei com ternura e com firmeza e, protegido assim, ele se permitiu chorar aquele choro silencioso do orgulho ferido e do desconsolo de uma batalha perdida. Meu amigo, que aparentava tanto progresso, não conseguiu avançar nas suas relações pessoais mais íntimas. Ele não progrediu na alma.

Depois disso, seguimos nossos caminhos com a promessa de não nos perdemos mais. No caminho para casa eu comecei a refletir sobre aquele episódio e reforcei minha crença de que essa imposição do progresso material tem, muitas vezes, nos afastado do tipo de progresso que realmente pode nos fazer pessoas melhores: O progresso moral, espiritual, ético. Ocupados que estamos em acumular coisas, nos esquecemos de acumular dentro de nós vitorias na luta contra nossas próprias falhas, fruto do aprendizado do contato com os outros, nos tornando pessoas mais amáveis, mais compreensivas, mais honestas e, portanto, mais felizes!

Hoje, quando alguém me pergunta pelas novidades eu o mando acessar o Google e completo: “Sigo amando cada vez mais…” Essa será minha herança.

*Este artigo foi publicado na Revista Personnalité, edição de Maio/14


27 Respostas para “Progredir sempre! Esta é a lei.”

  1. Rejanny de Almeida Vilas Bôas

    Querido Adão Albuquerque, penso muito igual a você… e penso que se uma pessoa não progride nos sentimentos, nas relações, pouco ou nada importam os avanços (ou progressos) materiais. Eu sempre me esforço muito em progredir e evoluir no sentido de tratar melhor as pessoas e amar mais.

  2. Implicante

    Fiquei confuso, não faz nenhum sentido:
    Como progredir, dando marcha à ré por cima do kibe?

  3. Rose Rocha

    Perfeito!!! Adão é Adão Albuquerque!

  4. Adão Albuquerque

    É um exercício árduo, minha amiga, mas de grandes recompensas. Obrigado pelo retorno, isso é muito importante para mim. Um forte abraço.

  5. Josyane

    Ótimo texto, excelente reflexão! Precisamos de uma evolução no sentimentos, a humanidade carece disso.

  6. Mirian Mendes

    Entender que as nossas maiores riquezas são contituidas das pessoas que amamos e de como construímos relações saudáveis e duradouras é um passo rumo a nossa evolução. Sucesso na vida mesmo é saber amar incondicionalmente.
    Sempre encantada com sua sensibilidade, professor Adão, e com a forma como suas palavras tocam meu coração no ponto certo.

  7. Edna Ramos

    Perfeito, belas palvras professor.

  8. Edna Ramos

    Muitoo bom! Perfeitoo.

  9. Alex simpatia

    A vida na sociedade em que vivemos é bem assim, valores cada vez mais invertidos e o pior de tudo isso é que a normalidade é bebida diariamente como verdade absoluta do que vale menos se tornando o que vale mais, bens e beleza e status , que de um jeito ou de outro se perderão no caminho,mas o amor há o amor ! esse não…

  10. Cris Santos

    Meu querido amigo Adão, vc tocou num ponto muito importante, que acredito que muitos de nós, nunca paramos para pensar à respeito, sobre o progresso não material. Infelizmente tem pessoas que procuram muito progredir no acúmulo de bens e etc, e esquecem do que realmente importa, o progresso de colocar mais amor na vida, mais respeito ao próximo, mais respeito na condição do outro, ficar em paz consigo e com os outros enfim, um progresso que fará toda à diferença na vida de cada um de nós.

  11. Juliana Ferreira

    Belíssimo texto !!!
    Essa sua sensibilidade diante da realidade,realidade essa marcada pela busca incansável do “ter” e não do “ser”, faz de você meu querido professor um exemplo de Ser Humano nobre, sensível e admirado por todos. Se hoje quero seguir a carreira acadêmica devo aos maravilhosos professores que tive,e é claro,que você é um deles.
    Você me inspira a me tornar cada dia um ser humano melhor e de valor.
    Obrigada por trazer mais suavidade e poesia para nossas vidas.

  12. Andressa

    Texto muito bom! Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que o progresso tem relação com bens materiais.

  13. Chirley

    Perfeito, palavras sabias … Parabéns … Sempre ensinando e nós aprendemos mais…

  14. Lanny Cerqueira

    Texto pra lá de perfeito…
    Você faz parte da minha historia de vida…

  15. Anderson Dias

    Muitas pessoas anseiam por certas coisas, como por exemplo: o sucesso na vida profissional. Sim, todos querem ter uma vida estável e confortável, mas será que isso é motivo de esquecer a verdadeira essência do que é ser humano? Um Curso de Inglês, Mestrado, Doutorado, entre outros…Existem tantas formas de melhorar nosso currículo, mas e enquanto ao nosso ser? Ninguém muda da noite para dia, é preciso anos de experiências e diversos tipos de relações. Do que adianta ter o melhor currículo ou o melhor emprego e não se dar bem com a família\amigos\namorado(a)? Sempre me julguei pelos meus defeitos para tentar ser uma pessoa melhor, entretanto, na teoria é muito fácil, porém, na prática as coisas são mais complexas do que aparentam, mas não desisto. Desde cedo aprendi que dinheiro não é nada, pois ambos os meus pais faleceram e me restou a herança e ai? Precisei perder pessoas próximas para ganhar coisas, será que realmente sou feliz? Pois a resposta, é não! Nada se paga a companhia das pessoas que você ama de verdade.

  16. Luiz Rafael

    Grande Adão! Realmente as pessoas atuais vivem pros seus bens materiais e se esquecem do maior bem q tem ao lado que é a família! Desastroso fato que faz com que a sociedade se torne cada vez mais mesquinha e sem nenhum progresso como você mesmo disse, no principal: na alma! Nesse mundo materialista tudo se tornou usável e descartável inclusive as pessoas..É triste saber que um relacionamento de hoje é apenas por mero interesse e que qnd se consegue o q qr abandonam o barco! Mas é vivendo e aprendendo, pois há um segredo na vida que muitos só aprendem da pior forma: Ninguém tem nada de bom sem sofrer! E infelizmente é assim..Todos nossos carmas são frutos das nossas melhorias no futuro !

  17. Luiz

    Um reencontro simplesmente trouxe a tona uma reflexão importante a respeito das relações humanas que estamos constituindo. Se de um lado, o progresso tecnológico proporcionou ao ser humano avançar, pelo menos em parte, nas relações humanas, hoje grandemente exploradas pela mediação dos computadores e das redes sociais, que, de certa forma, aproximam e criam laços. Por outro, o avanço do capitalismo e, claro, outros fatores, criam seres humanos mais duros, individualistas, que perdem a chance de serem melhores, reverem seus erros, para assim compartilharem novas experiências com quem e com o que realmente nos faz bem. Triste! Este parece ser o mal da sociedade moderna. Nesse sentido, chego a conclusão de não adianta todo o avanço tecnológico, não adianta todo o aprimoramento economico, se não conseguirmos avançar enquanto seres humanos. Portanto, é preciso que avancermos nas relações que construímos cotidiniamente com o outro, principalmente quando este é outro é parte da gente.

  18. alex souza

    A palavra PROGREDIR para essa pessoa a vida toda foi sempre referida a ganhos matérias , uma pena porque com isso ele acabou se esquecendo do melhor PROGRESSO na vida , que sempre é amar ao próximo e mais ainda a sua família , hoje vivo distante da minha família e sei como isso é difícil , você esta de parabéns MESTRE vc progrediu muito mais que ele com toda certeza , digo isso porque você hoje é reconhecido em todas as regiões , falo isso pq nao sou de vit. da conquista e já ouvir muitos professores falando muito de vc por onde passo , graças a Deus tive o prazer de ser seu aluno “muito obrigado por tudo “

  19. Marta Cardoso

    Adão, parabéns! Você é um ser humano show!

  20. Anisio

    O mundo em que vivemos nos oferece valores não duráveis e se não tivermos personalidade, podemos ser vítima do que a sociedade nos obriga. Más também,mesmo pregando e acreditando que o mais importante para a vida não é material,em algum momento tropeçamos em nossas vaidades. Más temos um aliado importante – o tempo – e ele nos amadurece para nos dar boa visão e vermos melhor o que mostra o coração.

  21. Olívia Flôres

    Complicado pq a meta nossa é essa progredir e desfrutar das benesses da vida e muitas vezes desviamos o foco…mas quando temos uma base familiar como é o seu caso meu querido Adão, digo isto pelo seus relatos e carinho com seus pais seu irmão …n se perde o foco e progredir com valores morais tal é a lei..belíssimo texto

  22. Olívia Flôres

    Complicado pq n dizer que queremos progredir para usufluir das benesses seria hipocrita e é muito dificil , mas quando temos uma base moral como é o seu caso meu querido Adão. .pelos seus relatos em relaçao a seus pais seu irmão. .não poderia ser diferente o progredir com valores cada dia mais admiráveis. .amei o texto

  23. Jakelline

    Adão, muito interessante a sua reflexão sobre a prosperidade, porque é engraçado quando se houve alguém dizer *progredi¨ja vem a mente de quem houve, como sinônimo de dinheiro e na maioria das vezes que diz isso tb se refere a … e nos esquecemos das coisas que realmente importa para a nossa felicidade, de fato dinheiro é bom ( e eu gosto muito, rsrsrsrs) mas … eu quero para mim e desejo pra vc tb muita prosperidade em saúde, Amor, família unida, e tb no financeiro, exatamente nessa ordem. um beijo seu Lindooooooooo!!!

  24. jakelline

    perfeito!!!

  25. Mercedes Rocha

    Sou fã de Adão Albuquerque,ele nos “ensina” a pensar e a refletir.Parabéns professor Adão.

  26. suze

    Adão, nossa que coisa linda isso só vem demostrar que ser humano maravilhoso e sensível que você é. A medida deste mundo é o que se tem. É isso mesmo a nossa melhor novidade é viver na simplicidade e viver bem ser feliz sem ter medo do olhar dos outros

  27. Lucas Bezerra

    Parabéns Adão, me faz parar um pouco na corrida diária pelo “progresso” para poder refletir sobre o que de fato vale a pena.

Os comentários estão fechados.