Florisvaldo Bittencourt
Após longos 64 anos, o Brasil vive hoje um momento ímpar em sua história. Os holofotes do mundo voltam-se para cá, o Brasil novamente é sede da Copa do Mundo. Para isso foram inúmeras candidaturas que só alcançaram exito na era Lula, quando o país já dava claros sinais que passava por importantes mudanças estruturais.O PSDB de Fernando Henrique e Aécio neves, governaram nosso país por oito anos. Na época, embora o Brasil tivesse postulado sediar a copa do mundo por algumas vezes, sabidamente não houve sucesso, portanto, no governo tucano não teve Olimpíadas e nem Copa do Mundo.
Nem por isso, contudo, implantaram sequer uma Universidade no país, especialmente aqui no estado da Bahia que conviveu durante séculos com apenas uma escola universitária e hoje outra cinco universidades federais já foram instaladas. Também não foram criados Hospitas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nem Escolas, Estradas, Ferrovias, reforma de Aeroportos, Estaleiros durante o governo tucano. Também não foi criado nada parecido como o Luz Para Todos, nenhuma política de redução do deficit habitacional como o “Minha Casa Minha Vida”, Fármacia Popular, ProUni, Pronaf, entre tantas outras políticas que beneficiam desde o universitário ao homem do campoDigo isto, para explicitar que esse dilema de investimentos realizados para Copa do Mundo versus recursos para saúde e educação, na verdade não passa de demogogia patrocinada pela oposição demotucana. Os investimentos aqui realizados, além de deixarem um legado para mobilidade urbana e gerarem milhares de empregos colocam o Brasil, mais uma vez em evidência no cenário mundial.
O Brasil, país do futebol, fica ainda mais conhecido em todo o mundo, por se tornar referência mundial no combate à pobreza e na redução das desigualdades sociais. O Brasil é o campeão mundial da década em políticas de transferência de renda aliada a geração de emprego e renda. As sucessivas crises financeiras que abalam as nações de todo o mundo, aqui não se tornaram obstáculos a ponto de reduzir às políticas sociais em curso. As consequência dessa nova forma de fazer política, levaram à classe média 42 milhões de pessoas e retiraram da miséria 36 milhões de brasileiros.Para superar essa falso dilema injetado na sociedade pelas redes sociais dia a dia, é importante destacar que os investimentos realizados para Copa não é gasto a fundo perdido. É investimento e patrimônio social incomparável ao aplicado na competição. Com a copa, foram criados direta e indiretamente cerca de 3 milhões de empregos para nossa população. A “Copa das Copas”, como a batizamos, tem um significado especial por ser realizada no Brasil, hoje símbolo mundial de enfrentamento da desigualdade em um país caracterizado pela diversidade do seu povo, pela capacidade do diálogo, e também pela preocupação com a sustentabilidade.Parcela das nossas elites e da classe média, receiam celebrar a Copa, pois não querem ser confundidas com petistas . O rancor antepetista chegou ao futebol, ao ponto de torcerem pelo fracasso do país na copa. Mas o nosso povão, pelo contrário, tem orgulho de ser brasileiro e já coloriu nossas ruas e bairros enfeitados para a Copa com as cores do Brasil como reza a tradição.
Os visitantes que estão agora em nosso país, ao contrário de antes, podem constatar que o Brasil experimenta como nunca antes na nossa história, uma sólida Democracia que valoriza seu povo e abre mecanismos de participação mais efetiva da população nas decisões políticas.
2 Respostas para “Brasil: O país da Copa, mas também das transformações”
Florinda
Quanta baboseira desse vereador tentando camuflar a verdadeira situação do pais se elegeu favorecendo seus eleitores fica ai arrotando peru o Brasil sempre foi reconhecido mundialmente por favor coriga seu erro acho que o senhor quis dizer que o PT tem que ser reconhecido mundialmente as custas dos trouxas aqui ninguém come bola nem paga as contas com dinheiro de futebol e sim com altos impostos arrancado do povo Brasileiro.Florisvaldo cururu
mag
Sr Anderson vc não publica os comentarios vou te denunciar em outros sites se não publica pra que oferecer espaço?????acorda rapaz se liga cara