Aquelas manhãs de domingo

Jorge Maia

Jorge Maia

Eu era menino, e não faz muito tempo, e me lembro das manhãs de domingo em Vitória da Conquista. Nossas manhãs tinham uma programação diferente das nossas tardes, sobre as quais fiz referencia em outro momento. É certo que  naquelas manhãs trabalhávamos em casa realizando a faxina necessária para manter a ordem da vida durante a semana.

As tarefas domésticas era realizadas ao som da programação da rádio clube AM que iniciava a sua programação com um programa gravado em long play divulgando a pasta Kolynos, apresentado por Moacir Franco. Era a forma de estar atualizado com a cação popular. Eram manhãs especiais, cheias de encantamento, cultura e diversão.

Em seguida tínhamos um programa bem interessante, cujo nome era: Cantinho do Rádio, que era apresentado por Jota Menezes e Gilson Moura. Um programa de variedades musicais e entrevistas que eram verdadeiros bate papo com pessoas das mais diversas atividades em nossa cidade. Era um show de variedades.

 Não me lembro muito bem qual era a ordem em que a programação se desenrolava, mas penso que era nesta ordem que iniciei a escrever. Em seguida vinha o meu programa preferido: Falando Sobre Cinema, apresentado por Gileno Paiva, professor de inglês no IEED, depois professor na UESB. Aliás, a UESB deve muito a Gileno no que se refere a instalação da sua TV e da sua rádio. Voltemos ao programa cujo tema era cinema e eu me encantava com os comentários sobre os diversos filmes da programação dos cinemas  durante a semana.

A manhã ainda não terminou, em outro momento, em alguns domingos havia a edição do programa de calouros, o qual era apresentado no auditório do Cine Ritz. O programa era apresentado por Jota Menezes e Edson Maciel. Ali desfilavam as vozes dos cantores da nossa cidade. Era uma festa e com a distribuição de muitos brindes, lembrando que a entrada era paga, talvez o equivalente a uma entrada de cinema.

Frequente algumas vezes aquele programa de calouros e ainda hoje me lembro de alguns nomes que cantavam regularmente em todos os domingos.

Não tenho certeza dos nomes daqueles cantores, famosos e cumprimentados por todos nas ruas da nossa cidade: Eleni Nogueira, mãe de Helinho e Haroldo, viúva de outro apresentador, Helio Gusmão; outro cantor: Vilmar e se não me falha a memória João Brandão. Era assim que eu me divertia. Era uma vida simples, mas rica. VC230814


Os comentários estão fechados.