Manoel Oliveira
Nossa cidade, apesar dos pesares, ainda tem consciência política… É que estamos há muitos anos na mão do PT e realmente o partido transformou a cidade… Vitória da Conquista, antes do partido entrar no poder, não tinha a estrutura e a organização que tem hoje… Experimentamos o amargo das velhas políticas e anos de marcação do ACM, mas nos mantemos forte na oposição… Mas não é regra geral, a cidade é ainda bem diversa… Ainda há aqueles que estão super eufóricos com a eleição da Marina, setores conservadores e religiosos, jurando que ela terá votação expressiva na cidade… Eu não duvido. Na última eleição, a Dilma perdeu pro Serra em votação, sinal de quê o conquistense não está bobo, ele não se contenta mais com propagandas, ele sabe que já ganhou bastante, mas que precisa de mais!
Entender que Serra teve uma votação expressiva na cidade é natural, sobretudo por que há elites inteiramente politizadas na cidade… O que não justifica é a tentativa de querer eleger a Marina a todo custo. É justificável uma pessoa querer uma mudança, mas não uma mudança a qualquer custo. O lema do Eduardo Campos era: Não vamos desistir do Brasil! Isso comoveu o mundo depois de sua morte, mas o que as pessoas se esquecem é que votando na Marina não se estará votando no Eduardo Campos, mas sim na Marina, a moralista e evangélica Marina.
Não desistir do Brasil é não entregar o controle do mercado aos banqueiros e fazer com que eles acumulem mais dinheiro. É respeitar o direito das minorias, aceitar que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma realidade. É fazer o país continuar suas políticas sociais… É não entregar o Banco central a qualquer pessoa. É não abusar da autonomia… É não parar de investir no pré-sal, é promover mais ainda o financiamento urbano… Enfim: é tanta coisa que a Marina esqueceu… Será que subiu pra cabeça? Sabe aquela mosca AZUL que pica a pessoa e ela se transforma? Será que ela picou a Marina antes do tempo?
No meio de dúvidas e muita politicagem, parece que teremos Paulo Souto como governador… E quem sabe a Dilma como presidente. Se assim o for, ainda bem: Voltaremos a ser cobiçados por um antagonismo político de disputa de poder que pode nos beneficiar e muito. Quem não se lembra que o curso de Medicina da UESB veio pra cá graças a politicagens e joguinhos políticos? Sim, quem foi que disse que a disputa é ruim? A disputa enriquece e não só no mercado… Na política também. E o futuro da nossa cidade é esse: Ser sempre a menina dos olhos de ouro… Mas de quem? Essa é a questão que definiremos nas próximas eleições e que está difícil de responder… Manoel Oliveira
6 Respostas para “Vitória da Conquista: A menina dos olhos de ouro, de quem?”
kaio silveira
Conquista sempre sera a menina dos olhos de ouro, é uma cidade importante para os politicos , e quem nao estiver no poder sempre irá querer chegar ao poder, pois é a terceira maior cidade da bahia, onde o numero de eleitores tem crescido, e que pode render muito a quem estiver no poder, hoje todo mundo quer estar no poder aki em nossa cidade, mesmo sendo ” bahia” como muitos dizem por ai.
JOSENILTON
CARO SENHOR (PETISTA DISFARÇADO) MANOEL. MARINA VAI SER ELEITA COMPANHEIRO.SABE PORQUE? O POVO (OU VOCÊ ACHA QUE 47% DOS ELEITORES SÃO DA ELITE?) QUER MUDAR. VAI CAIR DILMA,JAQUES WAGNER E O PRÓXIMO A CAIR SERÁ GUILHERME.MEU AMIGO, PENSE BEM, AS PESSOAS ESTÃO CANSADAS DE TANTA ROUBALHEIRA.EU VOTEI UM DIA NO PT E MUDEI.MUDE VOCÊ TAMBÉM!
Orlício Barros
Acho que já é muito óbvio de que quem faz as mudanças não são os partidos, e sim as pessoas que estão gerindo os partidos. Chega de colocar o PT como o salvador da pátria, pois todos os partidos tem uma ideologias puramente hipócrita.O Brasil avançou devido ao trabalho sério de Lula, Vitória da Conquista ao trabalho de Guilherme, assim como, em outro municípios que também se evoluíram através dos seus gestores e não de partidos. O PT é um ótimo exemplo que não devemos confiar em partidos, não devemos votar só porque o candidato é do PT.
Jose Carlos Oliveira
Bom dia Manoel.
Em primeiro lugar dizer que valorizo a iniciativa do cidadão em escrever informando a sua opinião sobre qualquer assunto.Parabens. Mas algumas opiniões no seu artigo merecem um comentário:
01. Pessoas e movimentos sociais progressistas, que sempre se colocaram a frente das lutas sociais composto por jovens, trabalhadores, pequenos e médios empresários, religiosos e não religiosos apoiam a candidatura de Marina em Conquista. Assim como na campanha de Dilma e do Aécio vários conservadores também votam em Marina.Toda eleição presidencial é assim mesmo.
02. Quem está querendo eleger Dilma, Marina ou Aécio a qualquer custo? Todos querem de forma legítima eleger o candidato ou programa que mais se aproxima das suas aspirações. Estamos construindo uma democracia. Não existe “a qualquer custo”. Se alguém porventura fazer uma ação criminosa como compra de votos ou coisa parecida deve ser denunciado. De qualquer campanha.
03. Quem representa o interesse dos setores financeiros e especulativos? Dilma arrecadou mais de 100 milhões e Aécio mais de 40 junto a esses setores. Marina 20 milhões. Não dá pra desconfiar de que lado o capital está?
04. Você escreveu mas parece que mão leu nada do programa de governo da Marina. É o mais explicito em relação a garantia dos direitos civis para as pessoas . Também disse que Marina não se preocupa com o desenvolvimento urbano. Se existe um setor público que foi abandonado foi o de cidades. O Ministério está as moscas. O que diz o programa de Marina? A questão urbana é tratada como um dos 5 eixos estratégicos. Para Marina e o PSB melhorar a vida nas cidades tornando-as mais inclusivas, sustentáveis e acolhedoras ajuda também a combater a violência e melhorar a convivência entre as pessoas, possibilitando também atração de investidores e melhoria da riqueza local.É o novo urbanismo.
05. Marina religiosa fundamentalista? Ter um credo religioso é direito de qualquer cidadão. Eduardo Campos era católico. Varias lideranças politicas são ligadas a diversas religiões . Alguns não professam crença nenhuma.Temos que respeitar a todos. Marina que é evangélica pautou sua a vida politica sabendo separar a sua fé da ação do estado.Por isso que tem recebido apoio de religiosos e não religiosos de vários credos em todo o país. O estado é laico e republicano. Não tem uma religião. Ademais Marina e o PSB estão comprometidos com um programa de governo que foi amplamente debatido e discutido pelos diversos grupos sociais no Brasil inteiro. Fui, inclusive, relator do grupo que formulou as propostas para a educação e cultura nos nove estados nordestinos.
Finalizando, meu caro Manoel. Marina não esqueceu nada no seu programa. Discordar, sim. E natural. Todos tem direito. Mas é preciso atentar para a História do candidato e das forças politicas e sociais que estão lhe apoiando para saber de que lado ela está. Nós sabemos. A sociedade brasileira com toda a sua diversidade de gênero, de religiosidade e política também sabe. Vamos a luta.
Forte abraço.
GUILHERME GIBRAN
” Nem tudo que está politicamente certo está religiosamente correto” , gosto demais dessa frase , e nos tempos atuais ela nunca esteve tão correta. Fico com Marina porque não se pode servir a dois senhores e quem está em cima do muro; está perdido porque o muro pertence ao inimigo do bem.
Elvio Magalhães
Concordo com Frei Betto, creio que a única mudança nestas eleições ocorreu com a mudança de lado de Marina, que agora representa a direita mais empedernida, aquela que quer destruir a política externa brasileira acabando com o Mercosul, esvaziando os BRICS, voltando à epoca que éramos capachos dos EUA. Voto em Dilma pq não quero retrocesso na política econômica brasileira, não quero o retorno aos anos 90, quando as políticas neoliberais defendida por Marina arruinaram o país, destruiram os empregos formais e trouxeram concentração de renda e desesperança.