O 9º Batalhão da Polícia Militar iniciou nesta segunda-feira (8), mais uma turma de alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Com a realização deste curso, municípios do Sul e Sudoeste da Bahia serão atendidos pelo PROERD, ampliando as ações de prevenção voltadas à redução da violência e o consumo de drogas entre crianças e adolescentes. O comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro e o comandante do 9º BPM, o tenente coronel Ivanildo da Silva, afirmam que não medirão esforços para Formação dos novos Instrutores do PROERD e ressaltam a importância desta parceria com a comunidade, “pois somente assim conseguiremos manter nossas crianças longe das drogas”.
O PROERD é um programa de caráter social e preventivo, posto em prática em todo o Brasil, por Policiais Militares capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante três meses, nas escolas da rede pública e privada de ensino, destinado principalmente aos alunos que estejam cursando a educação infantil, e séries iniciais do Ensino Fundamental I e II. Implantado há 12 anos pela Polícia Militar da Bahia, atendeu mais de 280 mil crianças. Em Vitória da Conquista mais de 10 mil alunos já receberam as orientações do programa e com esta capacitação o 9º BPM fortalece o seu quadro de atendimento e contará com mais cinco instrutores, totalizando dezessete.
O treinamento tem carga de 80 horas, sob coordenação da tenente-coronel da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Margarida Brandão Fernandes de Araújo, ao lado do pedagogo soldado João Barros, do Centro de Treinamento do do Rio Grande do Norte, e com a colaboração dos mentores do PROERD da Polícia Militar da da Bahia: Capitães Suzane Melo,Luciana Rios, Waldomiro Rodrigues, sub-tenente Roberval Barreto, soldados Cristina Dantas, Adriana Chacha e Au-gusto Bispo. A formatura dos novos instrutores será realizada no auditório Centro Municipal de Atendimento Especializo, às 9 horas do próximo dia 19 de setembro.