O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista, o jovem Rudival Maturano Barbosa Filho, parece demonstra pouca preocupação com as pesquisas que apontam para o crescimento da candidatada Marina Silva, do Partido Socialista Brasileiro, que pode inclusive derrotar a candidata petista, Dilma Rousseff num provável segundo turno. Segundo ele, sondagens vêm mostrando que a atual presidente vai convencer a população quanto ao seu projeto de governo. Perguntado pelo Blog do Anderson sobre seu apoio ao candidato do prefeito Guilherme Menezes de Andrade à Assembleia Legislativa da Bahia, o vereador Coriolano Ferreira Moraes Neto (PT), conhecido como Professor Cori, ele desconversou e disse que o partido definiu que tanto o presidente quanto a executiva não declarariam voto para tornar mais harmônica a disputa eleitoral. Confira a entrevista a seguir gravada na última quinta-feira (4).
Blog do Anderson: Como você está observando as pesquisas? Te preocupa em algum momento?
Rudival Maturano: A gente tem várias pesquisas despontando, a mais recente foi a de ontem, agora a gente também tem a do Datacaf, dizendo outra situação de Dilma com relação à televisão, entendo que ainda há muita coisa pra acontecer e a gente vê com otimismo o crescimento de Dilma e ainda mais ela crescendo mais e mostrando o serviço que ela tem feito através do governo Lula e agora com Dilma. Esses governos têm mostrado claramente o desenvolto. Essas pesquisas são interessantes, porém elas não querem dizer uma totalidade do povo brasileiro, elas não refletem a totalidade da Região Nordeste, da Região Norte, elas vêm dar um termômetro de alguns centros urbanos. A gente tem que avaliar o dia a dia, as propostas dos nossos candidatos, avaliar direitinho como cada um tem se posicionado e ver o que cada um realmente realizou pelo Brasil, nesse sentido nós não temos dúvidas de que os governos Lula e Dilma foram os que mais realizaram para o Brasil.
Blog do Anderson: Como você observa o surgimento de Marina? É onda Marina?
Rudival Maturano: Com relação a Marina, a gente percebe claramente a juventude vendo o anseio pela novidade, mas acredito que esse discurso ele vai ser confrontado a partir de agora, já começou a ocorrer tanto com a candidata Dilma mostrando claramente o seu programa e também chamando a atenção da candidata, como o PSDB que tem feito muito bem isso daí, já começou a mostrar as suas propostas e também ir de encontro a algumas propostas de Marina. Ela surgiu no PT, isso é notório, é uma liderança que foi forjada dentro do Partido dos Trabalhadores e tem uma legitimidade como todos os outros têm, mas nós entendemos claramente as propostas da nossa companheira Dilma Rousseff que já tem um histórico, que tem realmente batido, que tem uma consolidação, que tem uma segurança e não fica indo e voltando com algumas ideias e opiniões em relação a governabilidade, o que Marina, de certa forma, voltou em alguns pontos que foram ditos pela imprensa e também em suas entrevistas no passado como agora se percebe atualmente. Isso é natural, talvez a candidata tenha um desempenho de ir se adequando, ir se formando devido à sua condição eleitoral, mas não é tão bom porque as pessoas começam a questionar porque havia antes um pensamento, uma predominância de ideias sobre determinado assunto e agora não tem mais porque somente tem uma disputa e uma chance de ir ao segundo turno.
Blog do Anderson: Por que você escolheu Cori?
Rudival Maturano: Eu quero deixar claro mais uma vez para a imprensa e mais uma vez pra você que sempre me pergunta sobre isso, não somente você, mas outras pessoas me perguntam por que escolhi o Waldenor, por que escolhi o Zé Raimundo, por que escolhi o Cori, por que escolhi o Solla… Eu quero dizer que, enquanto presidente do PT, o meu papel na gestão, não posso de forma nenhuma comprometer o jogo que nós estamos realizando em Vitória da Conquista, onde até então o Partido dos Trabalhadores tem direcionado as candidaturas majoritárias e proporcionais com maior segurança, com maior clima de harmonia, isso o partido tem conduzido até então. Neste momento foi uma resolução que nós aprovamos dentro do diretório, que o presidente e a sua executiva não iriam declarar o seu voto, é uma forma de estar trabalhando com todos.
Blog do Anderson: Como eleitor?
Rudival Maturano: Nesse sentido o eleitor não é válido, porque o eleitor que vos fala é o presidente do partido.