“Homens certos, nos lugares certos”
Paulo Pires
Há uma expressão inglesa que diz “The right man, the right place”, o homem certo no lugar certo. Trata-se de uma expressão que se popularizou mundo a fora e que encerra filosoficamente elementos muito interessantes: a relação e a adequação do perfil do homem ao ambiente, ajustando-o aos movimentos em seu tempo.
A semana passada Vitória da Conquista foi vitima da perda de um dos seus filhos mais ilustres: José Pedral Sampaio. Engenheiro, Ex-prefeito, Ex-secretário de Estado, um Político com P maiúsculo. Pedral, conforme foi confirmado pela quantidade de pessoas presentes ao seu velório com registros da imprensa local, era homem de grande prestígio pessoal e social; um político amado pelo Povo de nossa cidade. Em outras palavras: era tido pela sociedade conquistense quase como uma unanimidade.
Tão logo a notícia chegou ao conhecimento da cidade, a administração pública local, por intermédio do prefeito Guilherme Menezes, procurou disponibilizar aos Familiares de Pedral todos os meios para que fosse possível ao Ex-Prefeito ter as exéquias a altura de sua inquestionável dimensão.
Em Nota posterior ao falecimento, a Família de Pedral faz menção e diz: “Agradecemos à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, na pessoa do prefeito Guilherme Menezes não só pela nobre atitude Republicana, muito mais pelas ações éticas e respeitosas nesse difícil momento. Agradecemos ao Hospital SAMUR e toda a sua Equipe, de forma especial a Dr. Sebastião Castro, pelo cuidado, desvelo e dedicação integral que recebemos e fomos amparados nesses meses tão difíceis em que Pedral esteve internado e lutando contra os males do Corpo. Agradecemos a Clinica ICON, IBR e toda sua equipe. A nota agradece ainda “ao companheiro Luís Carlos Dudé, pela sua condução serena nesse momento de luto, a imprensa e aos meios de comunicação”.
Realmente, o prefeito Guilherme Menezes, mostrando muito de sua grandeza pessoal, fez prevalecer sua índole de respeitável e admirável homem público para estar presente e acompanhar a todos os esforços no sentido de que José Pedral Sampaio tivesse o máximo de dignidade em sua despedida. A Nota da Família faz questão de acentuar que o Prefeito Guilherme Menezes merece agradecimento público.
Não sei se seria correto afirmar, ou se há excesso de observação de nossa parte, mas quando a Nota da Família Pedral fala em “não só pela nobre atitude Republicana, muito mais pelas ações éticas e respeitosas nesse difícil momento”, a todos nós pareceu um sutil puxão de orelhas em dois candidatos da campanha atual, que chegaram de Salvador, de forma súbita, inesperada, e que por pouco, não transformaram as exéquias do grande líder em um ato político.
O fato é que conversando com pessoas que são e foram amigas de Pedral, buscamos informações sobre o grau de amizade dos dois visitantes com os Familiares e com o próprio Pedral. Informaram-nos que nenhum dos dois era amigo de Pedral e que, conforme frisava constantemente o grande líder, a aliança feita entre o pedralismo e o carlismo nos anos 80, não passava de uma aliança administrativa, sem nenhuma conotação ideológica ou pessoal.
Diante das informações obtidas, o que restou foi uma desagradável frustração com as intenções dos candidatos visitantes. Sinceramente, se eles pretendiam ou pretenderam mostrar solidariedade aos Familiares, poderiam ter feito à distância com discrição e respeito devidos. Na realidade, não precisavam ter vindo.
Por outro lado, para compensar a pretensa pantomima eleitoral, cujo momento era inadequado, o que ficou na memória de todos que estavam (ou estiveram) presentes ao enterro, foi a imagem serena, discreta do Prefeito e da esposa Josete. Isso ficou tão evidente que vale a pena lembrar o que disse a própria Família Pedral nos agradecimentos ao prefeito Guilherme Menezes: “….as ações éticas e respeitosas” mencionadas no texto servem como reconhecimento inequívoco a atitude serena do atual Prefeito. Isso é merece destaque, porque representa dignidade.