Setor da Construção Civil – O crescimento e desenvolvimento da Zona Leste de Vitória da Conquista

Henrique Azevedo Carvalho

Henrique Azevêdo Carvalho

A construção civil em Vitória da Conquista é um segmento que vem se mostrando forte ao passar dos anos. A zona leste da cidade vem apresentando um processo de ‘verticalização’, onde surgem a cada dia novos prédios comerciais e principalmente habitacionais, dando a esta região uma nova formação geográfica e estética.

Temos ainda na zona leste do município, todo o eixo que compreende a Avenida Olivia Flores, desde o início na AABB até chegar a UESB, que tem se desenvolvido muito, principalmente desde o início dos anos 2000.

Um provável aspecto que fez esta região se desenvolver habitacionalmente fora a necessidade de alocar estudantes vindos de outros municípios para frequentar as escolas e instituições de ensino superior, além dos profissionais que trabalhariam nestas instituições mencionadas e noutros estabelecimentos e instituições da região, bem como por proximidade do centro comercial/financeiro de Vitória da Conquista, optaram por residir neste perímetro urbano.

Desta forma, houve uma maior valorização desta região, que mesmo se tratando de uma ‘área nobre’, foi moldada e se desenvolveu ainda mais para atender estas novas demandas. A reboque desta expansão imobiliária, outras atividades foram estimuladas e se desenvolverem, como o comércio, a educação e a prestação de serviços, que atrelado a este novo nicho deram este novo aspecto para a zona leste da cidade.

Muitos empreendimentos foram atraídos por este desenvolvimento, tantos os imobiliários, por razões já listadas, quanto os comerciais de médio e grande porte, inclusive com serviços específicos como o financeiro, tendo novas agências bancárias instaladas, bem como escritório de investimentos também nestas imediações.

A construção do Shopping Boulevard na estrada da UESB pode reforçar os apontamentos apresentados, visto que um projeto da magnitude do apresentado pelo grupo Oliveira Neto, deve atender minimamente às necessidades e investimentos dos lojistas que lá se instalarão, bem como da expectativa dos demais segmentos que surgirão e se desenvolverão nas proximidades deste empreendimento.

Como o objetivo deste artigo é tratar da expansão do setor de construção civil e crescimento da região leste de Vitória da Conquista, estas poucas palavras se tornam válidas. Outras análises serão necessárias, mas a título informativo e de contextualização foram abordadas reflexões relevantes sobre a temática proposta.

Análises mais esmiuçadas como a instalação da UFBA, a vinda da Faculdade Santo Agostinho, a expansão da FAINOR, bem como o CEMAE, Tribunal, Fórum e outras instituições e estabelecimentos que se firmaram mostram a relevância desta região, que atraiu e continua atraindo investimentos para cidade.


7 Respostas para “Setor da Construção Civil – O crescimento e desenvolvimento da Zona Leste de Vitória da Conquista”

  1. Marcos

    Sou a favor do crescimento, porém acredito que o governo deveria dividir as instituições publicas colocando em outras regiões da cidade. Essa política adotada pelos governantes traz riqueza e valorização de um lado, enquanto o outro fica sofrendo com a vandalização e o preconceito.

  2. Ana Cláudia

    Texto bem redigido, que mostra de uma maneira clara a recente expansão da zona lesta da cidade.

  3. Márcia

    Uma boa discussão pode se dar a partir deste texto, que, bem escrito, nos mostra claramente uma realidade de crescimento da nossa cidade, de um lado a outro. Mas acredito que já carece de estudos analíticos que o associa ao crescimento demográfico e econômico. Terá o município, aí inclui-se população e gestão, condições de tornar circulantes todos esses investimentos? São os mistérios da economia, ou do capitalismo.

  4. Henrique Azevêdo Carvalho

    Boa tarde Marcos,

    Uma das principais bases do crescimento ou do desenvolvimento é o planejamento, independente de qual esfera sejam estas ‘políticas’.
    Concordo contigo no que você disse sobre, uma região ser mais assistida que a outra. Isto é realmente nítido em nossa cidade.
    Mas tenho conhecimento de esforços por parte dos poderes públicos em conjunto com a iniciativa privada de Vitória Conquista em mudar esta situação, traçando estudos e metas para que os benefícios desta expansão econômica de nosso município seja usufruída por todos.
    Muito obrigado pelo comentário.

  5. Henrique Azevêdo Carvalho

    Obrigado pelo comentário Ana Cláudia.
    Me empenharei ao máximo para trazer bons textos ao Blog. Vou melhorando ao passar dos tempos.
    Grato pela participação.

  6. nilson sales

    se deve ,a grandes empresarias que doa terras para valoriza seus terrenos no local,bolha

  7. nilson sales

    gostaria que fosse um crecimento lateral em toda cidade,nao so onde um pequeno grupo de pessoas tem um grandes quantidades de terra,que doa,um apequena parte para orgaos pulblico para valoriza suas terras,pegando precos de capital

Os comentários estão fechados.