Henrique Azevêdo Carvalho
A BR 116 (Avenida da Integração no perímetro urbano) demarca Vitória da Conquista em dois grandes territórios geográficos, a Zona Leste, já apresentada em matéria anterior, e a Zona Oeste, que vem apresentando um ritmo de crescimento e desenvolvimento significativo, como será abordado no decorrer deste texto.
A região Oeste tem como principais vias as avenidas Alagoas, Pará e como relevante eixo, principalmente comercial e de prestação de serviços, a Avenida Brumado (BA 262).
O título deste artigo sugere a afirmação de existir neste território “outra cidade”, e isto se dá por conta da expansão nesta região, que tem atraído cada vez mais investimentos do setor privado, e consequentemente, uma maior alocação de verba por parte da iniciativa pública.
Talvez seja motivo de questionamento a eficaz alocação destes recursos, quer sejam eles públicos ou privados, mas não cabe ao presente artigo evidenciar dados históricos-comparativos sobre este viés, e sim propor uma reflexão informal sobre o tema proposto.
Ao transitar por esta região, principalmente pelas vias mencionadas, pode ser notada uma transformação, quer seja pelo aumento no fluxo de veículos e transeuntes, ou pela diminuição de imóveis exclusivamente habitacionais, dando lugar a uma imensa variedade de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.
Esta transformação pode ser também evidenciada pela instalação de bancos comerciais, tanto públicos quanto privados, e neste quesito, pode se dar ênfase à outra via desta região, a Avenida Frei Benjamim em toda sua extensão, que devido à sua relevância e sua pluralidade econômica, conta atualmente com uma agência da Caixa e outra do Banco do Nordeste, isto sem mencionar os correspondentes bancários de outras instituições financeiras.
Inúmeros estabelecimentos e dos mais diversos segmentos econômicos estão presentes nesta região do município, como hospitais, clínicas, supermercados, agências dos Correios, restaurantes, instituições educacionais (desde a educação básica até o ensino superior) dentre tantas outras que reforçam a expansão deste perímetro urbano.
Apresentadas estas poucas considerações e acrescentando o fato de, nesta região ficar localizado o bairro mais populoso da cidade, o Bairro Brasil, podemos afirmar a notoriedade e pujança econômica, bem como a importância da Zona Oeste para Vitória da Conquista.
4 Respostas para “Zona Oeste de Vitória da Conquista: Outra cidade”
manuel
Grato ao grande desenvolvimento ao lado oeste saída de Anagé região onde esta valorizando
Jú
Interessante a sua matéria sobre o lado oeste da cidade, parabéns!!!
Henrique Azevêdo Carvalho
Realmente a toda a BA 262, no perímetro urbano tem se valorizado muito. E consequentemente, após o anel viário, na estrada que vai para Anagé (antes e após o Pradoso) este crescimento tem sido notado.
Que este crescimento venha acompanhado de desenvolvimento para região.
Mari
Só não tem o Banco do Brasil até caixa eletrônico é difícil de encontrar…