Estão a todo o vapor as articulações para a sucessão na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Candidata articulada pelo atual presidente, vereador Fernando Vasconcelos Silva (PT), a vereadora Irma Santos Lemos Andrade (PTB) tem percorrido os gabinetes em busca de apoio. A oposição a atual gestão está forte e nela vem Andreson Ribeiro Alves (PCdoB) que inclusive convidou a petebista para integrar a sua chapa. Em entrevista ao Blog do Anderson na noite desta terça-feira (11), Andreson disse que não abre mão de sua candidatura. Caso eleito ele deverá ficar fora das atividades profissionais no próximo biênio, tendo em vista a exigência da suspensão temporária do registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na entrevista que transcrevemos na íntegra, o Doutor Andreson admite uma crise vivenciada pelo Partido Comunista do Brasil, legenda presidida por ele na Capital do Sudoeste Baiano. “Agora é o momento de começarmos uma espécie de ócio produtivo para repensar os encaminhamentos políticos do partido, nós investiremos na formação dos nossos quadros através de cursos e repensaremos a persecução dos mandatos desde os mandatos de deputados até o de vereadores, mas todos nós trabalhamos diariamente em sintonia”, afirmou. Confira e entrevista.
Blog do Anderson: Haverá um bate-chapa, Ribeiro?
Andreson Ribeiro: Não necessariamente, o que se tem é nosso grupo com um pré-candidato, nosso bloco formado pelo PCdoB, Solidariedade e PRB os quais já escolheram o nosso nome para ser pré-candidato, estamos conversando com os demais partidos e candidatos para tentarmos emplacar nosso nome na Presidência.
Blog do Anderson: Com quem vocês têm conversado?
Andreson Ribeiro: Com todas as forças internas, com todos os partidos. Entendemos que o Partido dos Trabalhadores é o protagonista da frente, mas nem por isso pode excluir os demais partidos, sobretudo os aliados para ter assentos na Presidência da Câmara. Compreendemos que é o momento de outras forças indicarem nomes a presidente e primeiro secretário que não seja do PT.
Blog do Anderson: O primeiro secretário quem será?
Andreson Ribeiro: Nós estamos conversando com o grupo do vereador Gilzete Moreira, com grupo da oposição e com os demais colegas de Câmara para alcançar. Caso exista outra nome com uma quantidade de votos expressiva não existirá dificuldade para abrirmos à Presidência para outro grupo indicar.
Blog do Anderson: Irma Lemos conversou com vocês?
Andreson Ribeiro: Sim, no sentido de informar sua pré-candidatura e pedir apoio, mas nós a informamos que temos candidato próprio e que se por ventura ela puder compor esse bloco que sai com Gilzete na composição ela será muito bem vinda.
Blog do Anderson: O PCdoB está um pouco apagado em Vitória da Conquista. O que está acontecendo?
Andreson Ribeiro: Sim, está apagado. Foi um ano de eleição onde nesses primeiros dez meses, toda a pauta foi direcionada para a eleição de presidente, governador e deputados. Agora é o momento de começarmos uma espécie de ócio produtivo para repensar os encaminhamentos políticos do partido, nós investiremos na formação dos nossos quadros através de cursos e repensaremos a persecução dos mandatos desde os mandatos de deputados até o de vereadores, mas todos nós trabalhamos diariamente em sintonia.
Blog do Anderson: O que faltou na candidatura de Fabrício [deputado estadual reeleito pelo PCdoB]?
Andreson Ribeiro: Foi uma votação razoável, o Fabrício é uma jovem liderança, a cidade o abraça, o quer e entende que ele é uma grande representação política. Ao que me parece, alguns ajustes são necessários, talvez priorizar o mandato de deputado em Vitória da Conquista que é um bom mandato especialmente fora, como mostram os números. O Fabrício conseguiu se reeleger com praticamente o mesmo numero de votos que teve em 2010 sendo que mais de dois terços esses votos vieram de fora, mas a votação de Vitória da Conquista também foi expressiva, o cenário eleitoral foi outro, tivemos candidatos ao cargo de deputado estadual bem mais competitivos que em 2010. Foi uma eleição muito competitiva e entendemos que saímos vitoriosos, sobretudo com a votação de Vitória da Conquista em prol do companheiro Fabrício.
Blog do Anderson: Você gostou da carta que Manoel Gusmão [Liderança no Patagônia] entregou ao partido?
Andreson Ribeiro: Oficialmente não existe carta ao menos não que tenha chegado a mim na condição de presidente do Partido. O que se tem são lideranças que estão se firmando e se consolidando, é natural que outras forças comecem a dialogar, mas oficialmente não temos a saída de nenhum companheiro. O Partido continua trabalhando firme e forte.
Uma Resposta para “Eleições CMVC: Andreson convida Irma para compor chapa e admite ‘apagão’ no PCdoB em Conquista”
luiz almeida
Parabéns a Dr.Anderson por demonstrar uma grande capacidade de análise sobre o momento político em nossa cidade e por sua habilidade política a frente do PC do B .