Zona Sul: Duas vias em franca expansão

Henrique Azevedo Carvalho

Henrique Azevêdo Carvalho

Por muito tempo não valorizada como uma região com potencialidades, a Zona Sul de Vitória da Conquista era apenas vista como o “caminho de acesso” ao litoral sul e extremo-sul da Bahia ou então como via que daria acesso ao Sudeste do país. Na última década esta realidade fora alterada, e tanto a expansão quanto a valorização imobiliária, além da ampliação na oferta de serviços, dos mais diversos, inseriram esta região noutro contexto, dentre as áreas do município que notadamente mais crescem. Pode se afirmar que este novo cenário passou a ser desenhado após a instalação do Shopping Conquista Sul no ano de 2006. O fluxo de pessoas aumentou nesta região, atraídos por este novo entretenimento, e em conjunto à isto novos investimentos habitacionais e comerciais foram possibilitados, por conta também desta visibilidade. Leia na íntegra a opinião de Henquique Azevêdo Carvalho.

Outro trecho da Zona Sul de Vitória da Conquista, que também passou por transformações foi o trecho da BR 116 que passa pelo perímetro urbano da cidade, tendo na revitalização da então Avenida da Integração um forte indício desta valorização.

Estas duas vias mantiveram suas funcionalidades, anteriormente citadas, entretanto um novo cenário se tornou evidente. O trecho da BA 262 se tornou um novo foco de empreendimentos habitacionais e comerciais, atraindo principalmente, como nas outras regiões já apresentadas por artigos anteriores, atividades associadas à prestação de serviço. Novos hotéis, agências bancárias, postos de combustível, centro de distribuição de alimentos, e restaurantes são apenas uma parcela destas novas instalações comerciais.

Outro aspecto que se assemelha bastante ao novo cenário da zona leste de Vitória da Conquista é o processo de ‘horizontalização’ nos novos canteiros de obra. Quer seja nos inúmeros empreendimentos habitacionais ou pelos diversos galpões comerciais, o segmento de construção civil se torna um dos mais pujantes nesta localidade.

Já o perímetro urbano da BR 116, costumeiramente citado pelos inúmeros estabelecimentos comerciais no segmento de autopeças e mecânica veicular, teve seu potencial reconhecido com a construção das futuras instalações do novo aeroporto e do parque logístico do município, ambos no trecho de saída para a divisa com Minas Gerais.

Muito pode ser apontado sobre as recentes transformações desta região, mas estas considerações apresentadas podem guiar futuras reflexões sobre o tema de crescimento e desenvolvimento não apenas da Zona Sul, mas de todo o município de Vitória da Conquista.


4 Respostas para “Zona Sul: Duas vias em franca expansão”

  1. JOSE MARIA CAIRES

    Outro grande potencial de Vitória da Conquista é a ZONA OESTE, Patagônia, a extensa Frei Benjamim, Avenida Brumado e tantas outras crescem mais que a média conquistense.

  2. Alexandre Damião

    Gostei muito do seu texto e da sua preocupação, mostrando que é importante sim que a cidade cresça e se desenvolva, mas que se observe outros fatores como meio ambiente, sustentabilidade e mobilidade.

  3. Henrique Azevêdo Carvalho

    Bom dia José Maria,

    Realmente a Zona Oeste é uma das que mais crescem em Vitória da Conquista.
    Inclusive, já fiz um artigo sobre este tema:

    https://www.blogdoanderson.com/2014/11/10/zona-oeste-de-vitoria-da-conquista-outra-cidade/

    Como o próprio título da matéria diz, a Zona Oeste pode ser vista como ‘outra cidade’ que tem se desenvolvido muito nas últimas décadas.

    Grato pela contribuição.

  4. Henrique Azevêdo Carvalho

    Bom dia Alexandre,

    O crescimento de nossa cidade, em termos ‘quantitativos’, considerando o PIB municipal e outros indicadores desta natureza, não se tornam socialmente favoráveis se não forem acompanhados do desenvolvimento dos cidadãos, do meio ambiente, e principalmente que tudo isto seja sustentável, como muito bem você pontuou.
    Muito obrigado pelas considerações.

Os comentários estão fechados.