Mais uma Mestre Conquistense

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Valdir Barbosa

Roberta Almeida Santos Barbosa, psicóloga graduada pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Vitória da Conquista concluiu ontem, em Salvador, na Faculdade Visconde de Cairu, o Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, sob coordenação da Dra. Maribel Barreto, também sua orientadora. Formação continuada para docentes: uma proposta de intervenção precoce, frente as dificuldades de aprendizagem no ensino infantil, foi seu tratado de dissertação. Trata-se da esposa de Valdir Barbosa, articulista constante deste blog. Impossibilitado de comparecer grafou o seguinte texto, que foi lido pelo filho do casal, ao final do evento. Leia o artigo na íntegra.

Senhoras e Senhores,

Peço licença para, a pedido de meu pai, ler algumas palavras escritas por ele, neste momento tão importante da vida de sua mulher, minha mãe.
Inicialmente quero saudar, em meu nome e no nome dele, todos os presentes, em especial os mestres que a conduziram com segurança e paciência, na estrada capaz de fazer com que chegasse a este patamar de agora, na pessoa da Dra. Maribel Barreto, sua orientadora no mestrado:

Escreveu meu pai:

Querida esposa, como sou testemunha da sua sede por saber, não duvido vivas hoje, talvez, um dos dias mais importantes da sua trajetória terrena, nos tempo do agora. Afinal, apresentas tua dissertação culminando, como aluna aplicada que conheço, o curso de mestrado. Isto, seguramente, te fará integrar o rol especial dos mortais, a quem é reservado o direito de deter tão almejado título.

Sei que não foi tarefa fácil chegar aqui, mesmo porque, neste período de curso precisastes dividir teu tempo dedicado aos estudos, em sala de aula e fora dela, com as tarefas de mãe, mulher e assistente dos seus pacientes, no consultório particular e na filantropia.

Quis o destino que quinze anos atrás, também não estivesse ao seu lado, quando a mais fascinante de tuas experiências se tornou realidade. O nascimento de João que agora, adolescente, te lê, a meu pedido, esta mensagem. Desencontros próprios da vida, cheia de segredos, em sua maioria insondáveis, compromissos inadiáveis por força da minha atividade profissional me puseram, diversas vezes, como me acho agora, distante de ti, em momentos dos mais importantes, fossem eles de alegria e, até mesmo, de tristeza. Todavia, nem sempre é possível fazer tudo aquilo o quanto desejamos e isto também faz parte de um mistério que colore vida.

Mesmo porque, além da mágica de poder estar aqui e agora, em pensamento, mesmo a dois mil quilômetros de distancia, sentindo a energia e a liturgia deste momento solene, o Grande Arquiteto, que permite se perpetuem as coisas, na renovação e no crescimento que reverbera tudo, na laje indestrutível do conhecimento, leva minha voz a você e a todos que me ouvem, através da voz de nosso filho amado. Impossível deixar de admitir ser a existência deste anjo benfazejo, o especial motivo capaz de nos fazer verdadeiramente unidos, transformando, como tem verdadeiramente transformado, nossas almas numa só alma, nossos corações num só coração.

Parabéns, felicidades minha mestra. Que o Mestre dos mestres lhe abençoe.
Beijos,
São Paulo, 17 de dezembro de 2014.

Valdir Barbosa, por João Gabriel.


Os comentários estão fechados.