Henrique Azevêdo Carvalho
Muitos aspectos urbanos de Vitória da Conquista, bem como possíveis vetores de crescimento e desenvolvimento já foram abordados nos artigos que a este sucedem, faltando, contudo uma região que apresenta atividades tanto primárias quanto secundárias, que é a Zona Norte da cidade, além de sua vital importância ao abrir caminhos à capital do estado da Bahia e outras cidades baianas, sendo também importante via de acesso aos demais estados do Norte e Nordeste do Brasil. O setor primário (agricultura) é pujante neste perímetro urbano, sendo que o Bairro da Lagoa das Flores figura como grande produtora de horti-fruti e flores ornamentais, (baseando esta produção fundamentalmente na agricultura familiar) abastece com esta produção tanto Vitória da Conquista como outras cidades e regiões circunvizinhas. Leia a opinião de Henrique Azevêdo Carvalho.
É válido mencionar a participação de outros cultivos noutras localidades da Zona Rural da cidade, como a mandioca e o café, que também mostram este potencial produtivo das terras conquistenses.
Nesta localidade está o Centro Industrial de Vitória da Conquista (o termo comumente utilizado é Distrito ou Pólo Industrial, porém estes são utilizados quando há interação produtiva entre as indústrias lá estabelecidas), que foi fundado por volta da década de 1980, abrangendo indústrias de vários segmentos, como de transformação de insumos plásticos, de tecido e madeira, bem como indústrias dos setores de limpeza e alimentício.
Mesmo ficando aquém do porte da cidade, o setor secundário instalado neste perímetro (e algumas outras indústrias de médio e grande porte noutras regiões de Vitória da Conquista) conta com grupos industriais que começaram num porte menor (empresas familiares) e hoje contemplam uma significativa fatia de mercado no norte e nordeste do País. Podem ser citados os Grupos Chiacchio, ZAB, Teiú, Alimentos Tia Sônia, dentre outros.
Algumas políticas públicas estão sendo adotadas para estimular e manter o setor primário, além de uma série de investimentos fortalece a presença privada no setor secundário nesta região.
Utilizando de comentário que reflete o ponto de vista deste autor, acredito que deveria haver uma maior consonância entre interesses públicos e privados para que esta região seja mais bem compreendida e que seu desenvolvimento seja significativo tanto para o crescimento da cidade quanto para a ampliação do bem estar da população conquistense e das demais localidades vizinhas.
Uma Resposta para “Agricultura e Indústria: Setores que impulsionam a Zona Norte e toda a economia de Vitória da Conquista”
população
Acrescentou pouca informação, ou quase nada. Deveria informar, quantas indústrias existentes, número de empregos, implantação de novas indústrias etc.