Com a falta de um aterro sanitário, o lixo é descartado em diversos pontos de Itambé, cidade do Sudoeste Baiano localizado a 58 quilômetros de Vitória da Conquista, via BA-263. Na sexta-feira (9) a Reportagem do Blog do Anderson esteve in loco constatando o problema que tem atraído bichos peçonhentos, mau cheiro e muitos urubus. Para pôr fim aos lixões foi aprovada em 2010 a política nacional de resíduos sólidos. A nova lei estabeleceu o prazo de quatro anos para a erradicação dos lixões em todo o território nacional em agosto do ano passado. De acordo com o prefeito de Itambé, Ivan Fernandes Couto Moreira (PSD), uma das metas de sua gestão é a construção do aterro sanitário, mas falta recursos para a concretização, enquanto isso o lixão a céu aberto permanecerá. Ouça a entrevista com Ivan Fernandes.
Blog do Anderson em Itambé
Uma Resposta para “Itambé: Prefeitura não cumpre política nacional de resíduos sólidos; enquanto isso o lixão continua a céu aberto”
Fernanda
No mes de Agosto do ano passado eu e minha familia passamos um grande susto na chegada a cidade de Itambe, exatamente onde existe um descarte de lixo, quando varios urubus estavam na pista e um deles chocou-se com o para-brisa do carro que quebrou. Gracas a Deus nao aconteceu nada alem do prejuizo, pois estavamos em baixa velocidade. Fica ai o exemplo do perigo que e o descarte do lixo nas margens da estrada.