Em nota enviada ao Blog do Anderson, na noite desta terça-feira (10), o presidente da Associação de Moradores do Patagônia, Manoel Gusmão da Silveira, fez um balanço de sua gestão desta entidade fundada há mais de três décadas. De acordo com Manoel Gusmão, os trabalhos são diários. “Vários desafios foram abraçados pela diretoria, muitas desavenças referente a diretorias anteriores em que muitas desavenças referente por muitas vezes tentar atrapalhar os trabalhos da associação, mais muitas vitorias foram alcançadas, tais como citamos como exemplo foi à luta diária em busca de uma agência bancária para o nosso bairro, visto que reuniões foram feitas com representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Sicoob, correios, entre outros”, diz um trecho da carta pública que reproduzimos a seguir. Leia na íntegra.
Em algumas reuniões estiveram presentes o senhor Rui do Supermercado Aliança, o Padre Valmir Neves Silva, Pároco da Paroquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, Zequinha proprietário do comercio Zeca Confecções e Ivan Mota, do Açougue Friboi em frente a Feira da Patagônia, pois bem, tivemos como alegria em ter mais uma agência da lotérica em nosso bairro estando localizada na avenida Paramirim, ajudando nos trabalhos em nosso bairro tal qual a primeira existente localizada na avenida frei benjamim defronte a feira da patagônia; recentemente fomos informados que nossas reinvindicações sobre um banco postal dos correios foi atendida e que será implantado em nosso bairro em dois mil e quinze, dessa forma diversos serviços tais como: abertura de contas, envio de postagens e pagamentos de alguns serviços bancários poderão ser feitos nesta agência dos correios, outra luta e vitória foi o anuncio do banco do sicoob também para dois mil e quinze, que também trará bons frutos e serviços para o nosso bairro, pedidos foram feitos a prefeitura e a câmara municipal de vereadores tais como: uma capela mortuária no sentido de fornecer apoio as pessoas enlutadas e que não possuem um espaço para velar seus entes queridos, também estávamos empenhados em uma creche para o nosso bairro onde chegamos a ter reunião com representantes da prefeitura municipal, para tratar sobre o assunto, creche essa por sinal aprovada para ser construída ao lado da quadra poliesportiva Marter Luter King ou quadra da Iza Medeiros como é conhecida, esta reunião aconteceu na comunidade São Cristóvão.
Tivemos parcerias com prefeitura, órgãos do estado, faculdades e entidades sociais, a exemplo do grupo de mulheres que atuam no bairro patagônia, grupo este que no ano de dois mil e quinze passará a realizar os seus projetos e trabalhos na sede da Associação de moradores do bairro patagônia, fornecendo serviços tais como; assistência jurídica, assistência com psicólogos, cursos diversos e gratuitos para a comunidade local e também de outros bairros circunvizinhos, temos o projeto de Capoeira que diariamente realizam atividade com turmas alternadas na sede da associação, participamos ativamente de reuniões do conselho local de saúde, tivemos a parceria do projeto multi-esporte, trazido ao bairro por meio da secopa, órgão responsável pela organização da copa do Mundo de dois mil e quatorze na Bahia, proporcionando atividades esportivas em diversas modalidades, realizamos uma caminhada e corrida, voltada para o incentivo da prática de esporte e ao social ajudando o grupo vicentinos que realiza um trabalho com famílias carentes de nosso bairro e com moradores de rua de nossa cidade.
Realizamos campeonato de futebol de campo, solicitamos a reforma da quadra de esporte de nosso bairro que se encontra em péssima situação, apoiamos eventos de capoeira e de cultura em nosso bairro, denunciamos acidentes em nosso bairro causado pela falta de melhor sinalização; cobramos insistentemente a secretária de iluminação e serviços públicos pela limpeza de ruas, praças e avenidas de nosso bairro, também por reposições e trocas de lâmpadas. Nós estávamos sempre nos meios de comunicação, tais como: emissoras de rádios, tv´s, blogs e sites divulgando o nosso trabalho e prestando contas a comunidade sobre nossas ações, melhorias e benfeitorias.
Abraçamos de forma consciente e civilizada a questão de faltas constantes de agua em nosso bairro durante esse ano de dois mil e quatorze, outras solicitações eram referente aos entupimentos de bueiros que transbordavam causando mau cheiro e transtornos a todos nós moradores e também aos comerciantes. Tivemos diversas parcerias e apoios das igrejas católica e evangélicas de nosso bairro, visto que a associação é eclética. Cobramos diversas vezes pela melhoria de segurança publica realizando por diversas vezes reuniões entre associação, moradores, comerciantes, companhia independente da policia militar e câmara municipal de vereadores.
Por diversas vezes fomos realizadores e apoiadores de feiras de saúde em nosso bairro atendendo assim os nossos moradores. Ao lado da paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo realizamos e participamos de caminhada e incentivo pela Paz, por meio do balcão itinerante da Faculdade independente do Nordeste-Fainor, realizamos atendimento e orientação jurídica gratuitos a comunidade por meio do projeto balcão itinerante, realizamos aulões solidários com a finalidade de propor aos jovens uma oportunidade de dicas e sugestões de assuntos atualizados que possivelmente cairão nas provas.
Em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, realizamos o cursinho pré-vestibular gratuito, onde tivemos a participação de cerca de 250 alunos distribuídos em três turnos, no ano de 2013 tivemos a alegria e o sucesso de ingressão de dezoito jovens em faculdade.
Em parceria com o SENAC, realizamos cursos profissionalizantes gratuitos na ocasião o jovem recebia um auxilio transporte no valor de duzentos e cinquenta reais. Realizamos curso de culinária, onde mulheres de nosso bairro aprenderam a arte de cozinhar e de ter a oportunidade de montar o seu próprio comércio. Realizamos assembleia aberta a toda comunidade com a presença da secretaria de saúde Marcia Viviane para tratarmos sobre circunstancias e atendimento no posto de saúde Nelson Barros e a cobrança da construção de mais uma unidade de saúde a fim de prestar melhor serviço a nossos moradores. Fizemos varias solicitações a secretaria de meio ambiente para resolver problemas de poda de árvores e também de arborização de nossas praças.
Em parceria com o Movimento Familiar Cristão e a EMBASA, fizemos a parceria do projeto de olho no óleo em nosso bairro, projeto este que ajuda a retirar os dejetos do óleo de cozinha que seriam descartados na pia da cozinha, que por sua vez vai direto para a rede de esgoto entupindo a mesma, ou sendo descartado no solo, onde acaba poluindo e agredindo o solo e o meio ambiente.
Por meio do Deputado Estadual Jean Fabricio Falcão e o Partido Comunista do Brasil, conseguimos a quadra poliesportiva, o Colégio de Segundo Grau Camilo de Jesus Lima, Emendas, recursos, Cursos Profissionalizantes entre outros.
São Vicente de Paulo dizia: “Somos responsáveis direto pelo que acontece em nossa comunidade.” Ou seja, se existe guerra ou mortes, não é por que faltam policiais, e sim por que falta Deus nas pessoas, falta o amor próprio, falta olharmos o próximo como o nosso semelhante, falta amarmos verdadeiramente uns aos outros e de nos empenharmos de formas clara e unida para uma melhoria social, comunitária em conjunto e não de forma distorcida ou isolada”.