Wolmar Carregozi
Geralmente as pessoas nem se lembram dos cuidados com a alimentação durante o Carnaval. Mas alguns preparos saudáveis e práticos podem evitar que os efeitos das bebidas, comidas, alto gasto energético, longa exposição ao sol, poucas horas de sono agridam de forma exagerada o organismo. Nestas situações de grande estresse físico o sistema imunológico fica debilitado, abrindo caminho para contrair doenças e infecções. Leia na íntegra o artigo do médico Wolmar Carregozi.
Para aproveitar o máximo desta festa e garantir a manutenção da saúde, a dra. Roseli Rossi dá algumas dicas que devem ser seguidas:
Preparação para o Carnaval
• A hidratação é fundamental para garantir disposição nesta época. Inicie a hidratação com antecedência. Para uma hidratação adequada. É necessária a ingestão diária de 2 a 3 litros de líquidos (água, sucos de frutas e água de coco). A hidratação deve ser feita não só antes, mas durante e após para repor todo o líquido e sais minerais perdidos.
• Evite alimentos gordurosos, pois, além de favorecerem o ganho de peso, tornam a digestão mais lenta, com a sensação de estufamento. Consuma carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru e escolha os queijos magros e leite desnatado, por exemplo.
• Faça uma refeição ou um lanche “reforçado” com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão) antes de sair para a festa, para ter bastante energia na hora da folia.
• Pratique atividade física, principalmente aeróbica, (para aumentar a sua resistência física) nos dias que antecedem a festa.
Durante a festa
• Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração, consuma muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos com a transpiração. Os sucos de frutas são uma ótima opção, pois além de hidratarem, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia consumida.
• Evite o consumo de alimentos gordurosos, pois são de difícil digestão dando a sensação de estomago pesado e de moleza.
• Alimente-se durante a festa e não fique mais que 4 horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas, inclusive desidratadas ou então sucos. Desta forma, irá repor a energia que o organismo precisa.
• Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. As bebidas são muito calóricas e aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. Intercale as bebidas alcoólicas com água e alimentos (sementes oleaginosas: castanhas, amendoim ou azeitonas), para retardar o efeito do álcool. A água irá proporcionar a eliminação mais rápida dos metabólitos do álcool.
Após o Carnaval
• Tenha uma boa “noite” ou “dia” de sono. O ideal é dormir de 6 a 8 horas ao dia, para se regenerar.
• Consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais e fibras, tais como: frutas, verduras e legumes. Eles possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes perdidos no suor.
• Dê preferência aos alimentos fontes de vitaminas antioxidantes (vitaminas A, E e C) que diminuem a ação prejudicial do aumento de radicais livres (substâncias oxidativas) ocasionada nesta condição de maior desgaste físico. Exemplo: cenoura, mamão, abóbora, agrião, couve, espinafre e brócolis, óleos vegetais, gérmen de trigo, cereais integrais e os vegetais de folhas verdes,frutas cítricas como laranja, limão, acerola, entre outras.
• Uma dieta desintoxicante, com muita água, limonada, água de coco, chá verde, sucos e alimentos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados, ajudará a eliminar as toxinas que podem ter sido acumuladas durante o Carnaval.
– See more at: http://www.acessemed.com.br/v1/2010/02/10/alimentacao-durante-o-carnaval/#.dpuf