Sobre o Carnaval Cultural

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Jeane Marie Rocha

Sempre gosto de festas e desde adolescente participo de carnavais, tanto aqui em Conquista,como fora,tanto como foliã,como também como organizadora, coordenadora na própria PMVC(na época de Pedral e Murilo) e como dona de bloco(Micareta na gestão de Guilherme).Por diversos anos participei de várias reuniões com gente que sabia o que tava fazendo (donos de blocos, Juiz,policia enfim muita gente) e aprendi muito,e de certa forma me qualifica no que eu vou dizer. Leia na íntegra a opinião da ativista cultural Jeane Marie Rocha.

Quando no domingo,resolvi dar uma passada na festa daqui, senti uma tristeza imensa, tudo bem que na entrevista que me pegaram de improviso e por tá falando de um recorte da festa que era sobre a brincadeira de criança , fiz um elogio.(Não dava para falar o que eu via e nem era apropriado,sai de lá imediatamente depois de comprar a espuma do meu neto) minhas amigas não entenderam e perguntaram: você vai embora?e eu respondi,não estou me sentindo bem(e ai já era este sentimento).E eu sabia porque.

Resolvi como foliã e cidadã conquistense, externar aqui na minha página este meu sentimento,mesmo sabendo que tem gente que vai ficar chateado.

“NÃO É PORQUE NÃO Tínhamos CARNAVAL QUE DEVEMOS ACEITAR QUALQUER COISA”.

– Não vale a PMVC tentar tirar o corpo fora E DIZER QUE FOI UM GRUPO QUE ORGANIZOU- No trio tinha sua MARCA< e depois se é na rua pública,ela tem que se meter mesmo.Para segurança da população.

– O TRIO NÃO DESCEU porque ele foi interditado!
Ainda bem senão poderia ter acontecido algo pior.
(me lembrei das vistorias que eu mandava fazer no meu trio,diversas vezes,assim que o trio chegava na cidade, já para me precaver).

– HORÁRIO: 15h – ESTE HORÁRIO DEVERIA SER MANTIDO POR QUESTÃO DE SEGURANÇA,JÁ QUE O EFETIVO DA POLICIA CIVIL E MILITAR DESCEM PARA SALVAdor.FORA QUE PARA A BRINCADEIRA CULTURAL DE ESTIMULAR AS PESSOAS A SE FANTASIAR FUNCIONA MAIS DE DIA.
(me lembrei da primeira vez que saiu da frente do Tiro de Guerra á tarde,foi tão lindo).

– Neste Carnaval com um fim trágico na Praça da Escola Normal ficou igual no finalzinho da micareta AQUI (sem estrutura e pobre).

– carros no percurso,

– Barracas colocadas sem nenhuma estratégia de cuidado com o espaço.

– Sem iluminação especifica, tava escuro.
– Lixo na rua
– sem organização nenhuma.

SE tinha a MARCA do GOVERNO DA BAHIA, fora outras marcas, ATÉ BAHIA GÁS – É UMA AÇÃO DE MARKETING.ENTÃO TEM QUE OFERECER DE FORMA PROFISSIONAL.
E pode fazer ação de marketing na rua, sem envolver a PMVC???

Nos tempos de hoje não tem como fazer nada MEIA-BOCA,muito menos uma FESTA NA RUA PùBLICA envolvendo mais de cem pessoas.

A falta de ações culturais e de ARTE , permanentes e qualificadas,está embrutecendo o nosso povo.

Lamentável o tiroteio!!!


5 Respostas para “Sobre o Carnaval Cultural”

  1. Diego

    Nunca li tanta bobagem. É por essas e outras que o Brasil está do jeito que está.

  2. Edy

    A sensatez me faz concordar que a Prefeitura fez “vistas grossas” para não impedir e nem organizar e deu no que deu. Entre outras coisas, custos, datas, etc., o micareta do passado acabou por falta de segurança. As brigas, rixas de hoje não são como da minha época que resolvíamos as diferenças na “porrada”, hoje é na bala e sobra até para que não quer. Lamentável.

  3. norma lucia s barbosa

    Concordo com vc marie Jeane, tihha q ter uma organização sim! E se for pra ser assim , a toa, é melhir q nao tenha pois a população merece uma atencao melhorLUma cidade como a nossa q nao tem laser, e nos dias de carnaval nem todos podem viajar, mnos merecemos uma coisa melhor, ou proíbea uma meia boca dessa ai!

  4. JEAN CARLO

    Infelizmente a TERCEIRA MAIOR CIDADE DA BAHIA não tem governantes a sua altura.
    Só querem saber dos seus interesses. Acabaram com a MICARETA e não fazem nada para ter o CARNAVAL. Esperamos que em 2016 sua campanhas sejam feitas também POR MEIO DE NOTA.

  5. Maria Julia

    Infelismente este carnaval retrata a realidade de nossa cidade! Estamos largados, sem segurança, sem iluminação, o sintrans não fechou as ruas, como um motociclista armado consegue entrar na festa, tinha muitas crianças na rua. A população acreditou se fantasiou e foi para rua para presenciar um verdadeiro fracasso. Merecemos um pouco mais de respeito, e a PMVC tem que entender isso! Chega! Estou cansada!

Os comentários estão fechados.