Abraço de um só

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Edvaldo Paulo de Araújo

Outro dia cheguei à casa de uma pessoa muito querida que estava sentado numa mesa de um belo jardim e escutava uma linda canção de Maichel Bolton, estava com os braços cruzados no peito com as mãos no ombro e a cabeça envolta por um dos braços. Meu amigo estava se abraçando após o termino da musica ele me disse que estava sonhando. Estava pensando em sua mulher que a muito o deixou com seus dois filhos e após alguns cálice de vinho e ao ouvir aquela musica não resistiu e a abraçou no pensamento, fechando os olhos para sentir o abraço da mulher amada viajando para momentos das suas vidas e momentos em que se abraçavam com muito amor.Conheço do historia do meu amigo e me preocupo com ele, apesar de ter passado tantos anos não esquece a mãe de seus filhos.Vivencia cada momento dos filhos amados, mas o meu amigo continua amando-a, querendo-a e sofrendo pelos momentos que no passado deixaram de vivenciar juntos.Abraço de um só, era o abraço que o meu amigo praticava. Leia na íntegra.

Particularmente sou partidário do abraço, gosto imensamente de abraçar as pessoas. Há algum tempo  em um aniversário numa casa de apoio ao portador do vírus HIV(casa que ajudei a fundar) e estava no momento dos parabéns.Depois do canto e os parabéns, fui dar os meus parabéns e  disse ao jovem arredio – me dê um abraço aqui – o abracei desejando tudo de bom e que o Senhor Deus o abençoasse.Quando terminou a pequena festa e já de partida, ele me confessou – Senhor Edvaldo muito obrigado pelo abraço, a muito tempo que ninguém me abraça –Me comoveu aquela confissão.Por isso quando faço palestra no seu inicio peço sempre as pessoas que abrace quem está do seu lado, pois pode ser que aquela pessoa tenha muito tempo sem receber um abraço.Por isso digo, se você está lendo esse texto pare neste ponto e abrace alguém ao seu lado.Não esqueça dizer a ela palavras bondosas e abençoar.

O abraço é um gesto especial e ajuda a cultivarmos as afeições. É verdadeiramente essencial para nos sentirmos amados e queridos.

“O abraço é como uma fita dando o laço, dando voltas, enroscando sem embolar, vira e revira, circula o objeto e pronto: esta dado o laço. É assim que é o abraço, coração com coração, tudo isso cercado de braços”.(Leo buscaglia)

Quando recebemos alguém especial é sempre o nosso desejo de abraçar, de sentir aquela pessoa bem junto a nos. Quem de nós não tem aquele sentimento de um ultimo abraço, ou por ter dado ou a lembrança de que devia ter abraçado mais aquela pessoa amada.

Uma lembrança muito triste para mim, foi de um ultimo abraço que não dei.Estava em Salvador subindo a ladeira da Barra e liguei para o meu irmão Edmundo Paulo de Araújo que já alguns dias não o via.No telefone  disse da saudade que estava sentindo.Respondeu meu irmão que iria no meu apartamento levar o som que tinha pego.Quando lá chegou entrou com sua presença bonita e eu estava deitado muito cansado.Me comunicou que estava voltando no outro dia para Vitória da Conquista pois tinha concluído um trabalho que em Salvador fora fazer.Deu um tchau a todos  e foi para a rua Euclides da Cunha em Salvador.Foi a ultima vez que vi meu irmão.Na volta sofreu um terrível acidente e desencarnou com meu amado sobrinho Rogério e meu estimado amigo Eduardo Patente.De a muito sinto uma imensa falta do abraço que não dei.Ficou o vazio, a saudade, a imensidão do não mais ver e o abraço que não dei.As vezes fecho os olhos e imagino ele nos meus braços e o aperto delicioso da amizade e do amor de irmão.

Hoje nunca perco a oportunidade de um abraço as pessoas que estimo, que gosto e que tenho sempre a alegria de rever.

Tem uma amiga minha que juntamente com o marido trabalha no aeroporto de Brasília engraxando sapatos. São do Ceará e sustenta a família com o humilde oficio e um dia dei-lhe um abraço e a cada mês que passo por lá, após engraxar o meu sapato repito o gesto.Outro dia ela me comentou, quando lhe vejo sempre penso lá vem o meu abraço esperado e as piadas engraçadas.Que bom sermos esse diferencial.

Tem muitas pessoas ao nosso lado que às vezes tem muito tempo que não sabe o que é um abraço, um gesto de afeto é preciso reconhecer isso e nos transformarmos em símbolos de alegria e afetividade.

Muitas vezes uma roupa que nos agrada muito eleva o nosso astral então vamos nos vestir de uma vestimenta linda e agradável, a vestimenta da alegria, da bondade, da gentileza, atos simples e educados, como dar bom dia, ate logo, adeus. Vamos nos vestir de sorrisos simples, ingênuo e sincero. Vamos transformar os ambientes em que estejamos.Vamos deixar marcado os ambientes com a nossa presença e vamos ser alvos de pensamentos bondosos devido o nosso jeito de ser positivos.Vamos abraçar mais e existir impossibilidade da presença o façamos em pensamentos enviando fluidos positivos a pessoa querida.

Somos filhos do universo e foi uma longa conquista o direito de estarmos aqui por isso temos o dever de sermos positivos, alegres e felizes. A obrigação de a cada dia sermos melhores, felizes e pessoas que representa o bem, representa o sentido mais elevado da vida.É bom não precisarmos de festas, realizações para nos sentirmos bem pois o melhor de tudo é experimentar o gosto intimo de sua alegria e que ela venha de dentro de  cada um de nós.

O mundo tão conturbado precisa de pessoas felizes e de pessoas que abracem.Sempre vejo em algumas cidades pessoas com camisetas com a inscrição – preciso de um abraço – e as pessoas se manifestam abraçado aquela pessoas.Acho muito bom esse tipo de campanha mas o melhor e reconhecermos essa falta que as pessoas sentem, principalmente aquelas ao nosso lado, aquelas que convivem conosco diuturnamente.

Palavras até me conquista, as vezes temporariamente mas um abraço é uma atitude que me ganha para sempre.

Você foi , o maior dos meu casos
de todos os abraços o que eu nunca esqueci

Roberto Carlos


5 Respostas para “Abraço de um só”

  1. Flávia

    Bom dia …..gostei do artigo ….sintam-se todos abraçados neste momento!!!!!!!
    Beijossss!!!

  2. Celeste

    Meu amigo Edvaldo, o meu abraço!
    Valeu

  3. Alberto Ferraz

    Grande Paulo,nada como um abraço bem apertado e “demorado”, dessa maneira estaremos conectando os nossos corações , e deixando-os mais felizes.

  4. Ubirajara Ramos Cairo

    Caro Edvaldo Paulo…Você não nos surpreende…você sempre nos presenteia com as suas colocações…

  5. Fabiana B. Andrade

    Ótima matéria,emocionante, se todos soubessem como é bom o calor de um abraço seja ele demorado ou não e quantos laços ,se estreitariam,com certeza nos abraçaríamos mais !!!! Abraços a todos!

Os comentários estão fechados.