Orgulho de ser Conquistense

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Neto Comander | Cidade Esportes

A Copa do Brasil foi criada para ser um campeonato democrático, onde as equipes de menor expressão tivessem a oportunidade de receber grandes clubes, que cidades que ficam fora do eixo sul-sudeste aparecessem na mídia e pudessem mostrar suas belezas, sua cultura. Bem, talvez essa fosse a intenção, mas parece que a mídia dos grandes centros exploram de outra forma. A cidade de Vitória da Conquista festejou quando no sorteio o Palmeiras foi indicado como adversário do clube da cidade. Grande ansiedade por parte dos torcedores, região Sudoeste mobilizada, afinal, o confronto entre Vitória da Conquista e Palmeiras tinha data marcada 04 de março de 2015. Mas, na semana do jogo acontecer, um ingrediente novo entrou em cena, o gramado do Estádio Lomanto Junior. Sem dúvidas, muito ruim, castigado pela chuva e descaso que foi tratado por anos. Leia na íntegra a opinião de Neto Comander.

Pronto, estava ali o prato que a mídia do sul do país tanto queria, e para dentro da lama do gramado eles levaram a cidade. Foram até a toca do bode e mostraram em tom de deboche a porteira que dá acesso ao Centro de Treinamento do clube, modesto é verdade. Afinal, lá não entra os milhões que jorram nos grandes clubes e que depois vão para o ralo.

Porque não mostraram a sala de troféus que o clube conseguiu em tão pouco tempo? Não falaram que mesmo modesto, luta com suas forças e nunca um jogador saiu do clube porque ficou 3 meses sem receber salário, como aconteceu recentemente com grandes clubes do futebol brasileiro? Quanto a cidade, que foi tratada como cidadezinha e centro menos desenvolvido, esqueceram-se de citar que é a terceira mais importante do estado da Bahia, que entre as várias universidades existentes na cidade, tem a UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), umas das melhores universidades desse país. Poderiam ter feito uma visita a Fundação Casa dos Carneiros para mostrar o trabalho do menestrel Elomar Figueira Mello, um dos maiores músicos do Brasil. Citar Glauber Rocha, cineasta, ator e escritor; o ambientalista André Cairo; ou Xangai, que adotou Conquista como sua terra. Como o assunto em pauta era o esporte, pelo menos os irmãos Minotouro e Minotauro, isso citando algumas figuras ilustres que a mídia tanto explora, porque cada cidadão dessa terra merece respeito. Mas não fizeram nada disso.

O que muitos profissionais dos grandes centros fazem mesmo é comparar os clubes, as cidades, com tom de deboche e menosprezo. Sim, vocês tentaram ferir o orgulho dessa gente, mas cada cidadão que nasceu aqui, ou mesmo os que de outros estados vieram, como eu que sai de Minas Gerais e adotei essa terra como minha, podemos, sim, bater no peito bem forte e gritar: “EU SOU CONQUISTENSE, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR!”.


7 Respostas para “Orgulho de ser Conquistense”

  1. MARCOS SILVA SANTOS

    Adorei o comentário e estou totalmente feliz pelo texto, pois foi com muita tristeza que tive que escutar os comentários de deboche principalmente pelo comentarista da Band.
    Neto ex jogador que pelo visto nunca passou pelo futebol de varsea ou por um pequeno clube. ele deve ter despontado ja em um time grande.
    É o que parece pois não mostrou nenhuma humildade e nenhum conhecimento das dificuldades que passa um time considerado de menor porte pra se manter.
    Tenho orgulho da minha cidade e do meu clube.

  2. antonio

    é isso mesmo. eu que moro em são paulo a 23 anos e torso pro spfc sei muito bem o orgulho de ser conquistence. todos os janeiros de cada ano estou ai curtindo ferias com familia e amigos. e digo mais na primeira oportunidade que eu tiver vou embora direto pra conquista . valeu por essa mensagem de defesa da nossa cidade

  3. Rosalvo Junior

    Concordo com quase tudo que você aqui escreveu, Neto. Parabéns!
    Mas… O Lomantão, numa cidade de cerca de 350 mil habitantes, ter apenas uma banda de arquibancada (para 12 mil espectadores), e isso desde os anos 1960, um campo de jogo distante da torcida, e, acima de tudo, em péssimas condições de jogo, é de envergonhar qualquer um de nós – conquistenses natos ou adotivos.
    Já passou da hora da prefeitura concluir o nosso estádio, dotando-o de mais um lance de arquibancadas, nos fundos do antigo pinicão, e aproximar mais as quatro linhas do povo, que fica muito longe do espetáculo.
    Enquanto isso… a nossa administração de quase 20 anos seguidos apenas retoca aqui e ali, passa uma borra de asfalto no estacionamento ao custo de 250 mil reais… E a mamadeira segue cheia para uns poucos da beirada da corte do rei!

  4. jose carlos

    concordo com tambem eu sou conquistense tambem jose carlos sao vicente sp

  5. Fernando Garcia Lima

    Sou de Iguaí, moro em Rondônia há 29 anos e assistir o jogo Conquista e Palmeiras. Sou vascaino de carteirinha, mas, se vier jogar contra equipes de Rondônia, torcerei pela equipe do meu Estado, o lugar que mim acolheu. Fiquei triste em observar o grande número de torcedores da região incentivando o time paulista, é preciso ser bairrista sempre…

  6. Ronnie Peterson

    Concordo em parte com seu comentário Neto. Acompanhei a celeuma envolvendo o gramado do Lomantão, críticas justas e necessárias diga-se de passagem. O tipo de grama utilizada (batatais) já está em desuso na maioria dos estádios Brasil a fora, desde a década de 90. O gramado oferecia riscos de lesão tanto para os nossos atletas quanto para os palmeirenses. Vi o jogo pelo Sportv 2 e antes do início mostrou a cidade e fez boa menção ao ECPP. Durante o jogo o time foi muito elogiado, e se falou muito de que em pouco tempo já havia participado de duas copas do Brasil. Enfim, com tanta polêmica a administração pública ficou de trocar o gramado, e espero que cumpram a promessa, até porque o estádio necessita de uma ampla e completa reforma e isso sei que não virá tão cedo.

  7. Erivan vieira silva

    EU TAMBEM SOU FILHO DESTA CIDADE E TENHO MUITO ORGULO DE SER CONQUISTENCE vivo hoje aqui em guarulhos sou eletricista idustrial fá zaso do blog do anderson. divulgo este. Blog atodo lugar gue vou na. Empresa nos estadios da gui no metro espero gue ele mande me um abraco a todos sim gostei muito dos seus comentarios das coisas. gue voce lembrou muito bem ai vem um hotario igual Neto da Band falar de onde nao gunese ou o seu Bellet e outros mais valeu um abraco a todos e a minha terra mae

Os comentários estão fechados.