Legislativo Conquistense: Ativistas são homenageadas com o “Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares”

Fotos: Divulgação | CMVC
Fotos: Divulgação | CMVC

Há sete anos a Câmara Municipal de Vitória da Conquista comemora o Dia Internacional da Mulher homenageando cidadãs que são destaque. A cerimônia de entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares aconteceu na manhã desta quarta-feira (11). Na edição deste ano seis mulheres foram homenageadas. O nome do evento faz referencia a ex-presa política, por ter lutado contra a ditadura militar, nos anos 1960. Loreta que se tornou mais conhecida, após a publicação do livro As Moças de Minas, de Luiz Manfredinni, em 1989, onde ela está incluída. Também empresta seu nome, desde 2005, ao Centro de Referência Loreta Valadares – Prevenção e Atenção a Mulheres em Situação de Violência (CRLV), primeiro do estado e conquista do movimento de mulheres, que funciona em Salvador.

loreta11_Mar_15_121

Maria Helena Ferraz, professora do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e militante da área de direitos humanos das mulheres vítimas de violência desde 1986, foi indicada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

loreta11_Mar_15_136

Lenira Maria de Figueiredo Souza, indicada pela União das Mulheres. Atualmente, ela é conselheira do Conselho Municipal de Educação.

loreta11_Mar_15_148

Eliana Maria da Silva Barreto, presidente da Comunidade Restaurando Vidas e fundadora da Casa de Apoio às Mulheres.

loreta11_Mar_15_162

Nildma Ribeiro Lima, assessora regional da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA) e apoiadora do cursinho pré-vestibular da Oficina da cidadania.

loreta11_Mar_15_182

Janilde Novaes Franco da Mota, atualmente se dedica à Pastoral do Menor e coordena o projeto Sementes de Autonomia que prepara jovens para o primeiro emprego e Presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

loreta11_Mar_15_197

Noelma Lucena Rodrigues Mateus, pastora, radiovangelista, escritora, líder da Igreja Tabernáculo de Vitória da Conquista e coordenadora do Congresso de Mulheres Jardim Secreto.


Os comentários estão fechados.