Da importância de ser um Grande Executivo

Jaymilton Gusmão | Foto: Blog do Anderson
Jaymilton Gusmão | Foto: Blog do Anderson

Paulo Pires

Vitória da Conquista vive nesses dias “que corre” um esplendoroso momento.  A cidade saiu da rotina habitual  e vive um delicioso e agradável bulício. A razão desse  “vivaz frenesi” é a Cidade mais uma vez estar realizando sua esperada  Exposição Agropecuária Conquistense. O evento está a todo vapor.  Trata-se de um acontecimento que acumula em sua marcante história quase 50 edições. Por causa desse longo e memorável percurso, é oportuno lembrar que nossas Exposições Agropecuárias há muito se tornaram pontos de Alta Luminosidade na Agenda da Cidade e de toda a Região.  Leia na íntegra a Academia do Papo.

 A festa é grandiosa e hoje transcende os raios de nossa área geográfica. Quem for ao Parque Theopompo de Almeida verá como é  forte  presença de  criadores locais e regionais e como esses se integraram de forma social e comercial  a expositores  de renome nacional.  É realmente um evento imperdível. Ainda estamos longe de ser igual a uma Feira como a de San Antônio, no Texas ou a de Hannover, na Alemanha, mas que a nossa causa admiração a quem a visita, disso não há dúvida.

E por que nossa Feira tem causado tanta admiração? Profissionalismo, meus amigos, profissionalismo.  O atual presidente da Cooperativa, Jaymilton Gusmão Filho imprimiu à Cooperativa um modelo de gestão que há muito não se via em uma Entidade Privada (de interesse público) em nossa região.  O moço, filho de um grande empresário rural, descendente de uma aristocrática família de nossa Sociedade, disse em março do ano passado, ao ser eleito, que mudaria o perfil, o foco, a missão e todo o modelo de gestão da Entidade.  Não deu outra. Tudo que prometeu, tem feito e, para surpresa de todos, conseguiu superar obstáculos que se lhe interpunham com uma monumental agilidade jurídico-administrativa.

Quem pensava que Jaymilton, o moço, não daria conta de resolver os graves problemas da Instituição, se enganou completamente.  Sua capacidade de ver as entropias [endógenas e exógenas]  conferiu a ele e Equipe uma dimensão homeostática só possível a quem realmente sabe ver as coisas, o mundo, os problemas, sem se deixar  abalar pelos entraves.  Em menos de um ano, esse Jovem Executivo deu à Cooperativa tudo aquilo que há décadas ela clamava:  Equilíbrio Fiscal  e Dinâmica Operacional. Aos quais  ele quer adicionar e vai conseguir um terceiro elemento:  Expansão do Quadro Social.   Conseguindo esse terceiro objetivo (tarefa menos árdua), sua missão estará cumprida.

Não há hoje em nossa região ninguém que não esteja surpreendido com os avanços da Cooperativa nesse primeiro ano da gestão Jaymilton Gusmão Filho.  O moço deixou-nos impressionados.  Incrível sua capacidade de planejar,  organizar, executar e controlar.  Quem o  conhece de perto sabe que,  tal qual o Pai, o saudoso Jaymilton Gusmão, o estilo diplomático, sério e encantador são marcas do Clã Gusmão Cunha.  Os membros dessa Família são grandes dialogadores sociais, adoram música e tem pela poesia um fascínio muito particular.  O ex-deputado e também grande pecuarista Iran Gusmão, além de  pianista  é um grande incentivador da cultura regional junto ao competente e imprescindível  irmão Haroldo.  As simpaticíssimas irmãs, todas voltadas para a Cultura, a Arte e a diplomacia brasileiras  são pessoas adoráveis, incrivelmente devotadas a um estilo de  vida baseado naquilo que social e culturalmente classifica-se como  Alto Nível.

A gestão do atual presidente da Cooperativa está enquadrada na categoria Alto Nível.  O autor desse texto jamais duvidou da seriedade, da capacidade e do profissionalismo de Jaymilton, mas, confesso,  não  esperava que em pouco tempo ele pudesse fazer avançar tanto sua Instituição. Suas ações e Equipe foram extremamente  importantes. Elas nos ajudar a enfatizar  um dado valioso  sob o aspecto administrativo na vida das Organizações:  Como é  importante a presença de  um grande Executivo (CEO) para levantar uma Instituição alquebrada.


Uma Resposta para “Da importância de ser um Grande Executivo”

  1. carlos

    Estou morando em Salvador por oito anos,mas quando soube da Eleição de Jaimiltinho
    a frente da Coopemac,não tive dúvida que teriamos uma adminstração voltada com o
    propósito de termos novamente uma grandiosa festa que há mais de meio século faz
    parte de Vit.Conquista e Grande Região.Ao amigo,muito sucesso nos próximos anos.

Os comentários estão fechados.