Imobiliário: Haras Residente de mãos dadas com a sustentabilidade; confira as fotos

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

A quantidade de água doce produzida pelo seu ciclo natural em 1950 é, basicamente, a mesma de hoje e deverá ficar inalterada até 2050. Por outro lado, a demanda aumentou. A preocupação com um recurso tão importante para a manutenção da vida, levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a criar o Dia Mundial da Água, 22 de março.

DSC_5719

A água cobre 70% de toda Terra, porém apenas cerca de 3% desse total é doce e se encontra, em sua maior parte, em geleiras, calotas polares e lençóis freáticos profundos. Menos de 1% da água própria para consumo é encontrada em rios, lagos e lençóis subterrâneos. Aproximadamente 13,7% de toda água doce do planeta está no Brasil, a grande parte dela está concentrada na Bacia Amazônica, cerca de 73%, o Nordeste possui menos de 5% de toda reserva.

DSC_5702

Atento as mudanças do mundo moderno e a necessidade do uso racional da água, o Haras Residence Vitória da Conquista oferece um sistema de reuso da água que vai funcionar com o sistema de decantamento de efluentes, que são substâncias líquidas ou gasosas originárias de esgotos domésticos, ou seja, água potável mais impurezas geradas pelo uso.
DSC_5698

“Estamos instalando uma estação compacta que vai tratar essa água e guardá-la em um reservatório de 500 mil litros. Toda água da drenagem também será captada, tratada para tirar a areia e armazenada em reservatório de 2 milhões de litros”, conta o engenheiro Dílson de Jesus. Confira fotos e conheça o sistema de abastecimento de água do Haras Residence.

A água de reuso será utilizada na área comum do condomínio, na irrigação dos 230 mil m² de área verde e deve gerar uma economia mensal de R$ 40 mil.
O engenheiro explica que todo projeto é pensado na região, assim as plantas escolhidas para compor o Haras não necessitam de muita água para sobreviver.

Sistema de abastecimento de água 

O Haras contará com reservatório de 355 mil litros. Durante a execução da obra serão adquiridas outorgas para abrir poços de capitação subterrâneos para oferecer o suporte necessário para o condomínio, reduzindo em 50% a utilização da água fornecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
“Hoje, com o colapso da água, uma das ações mais importantes é reservá-la previamente e controlar seu uso. Nossa intenção é, na entrega do condomínio, fazer uma palestra sobre o uso racional da água”, explica o engenheiro.

O advogado José Veríssimo revela que um dos diferencias que o influenciaram na aquisição do Haras Residence foi a preocupação com a sustentabilidade. “Essa é a palavra do momento, podemos perceber que ela é inerente ao empreendimento”, afirma o advogado.

Veríssimo conta que está animado com o andamento da obra. “O trabalho está bem adiantado, acredito que receberemos o condomínio antes da data prevista. Além disso, já tivemos excelentes surpresas, a equipe do Haras está inovando, principalmente na área de lazer, como a praia e a gruta, espaços que não estavam previstos quando celebramos o contrato”, finaliza.


Os comentários estão fechados.