Estudantes da Faculdade Santo Agostinho fizeram um protesto nas ruas de Vitória da Conquista, na tarde desta sexta-feira (10). Eles afirmam que não estão conseguindo se cadastrar no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) porque o número de vagas disponibilizadas para a instituição já foi preenchido. Sem o FIES os jovens dizem que não terão como estudar. Em frente à Santo Agostinho, na avenida Olívia Flores, os discentes levaram cartazes para despertar a atenção das autoridades, tendo em vista que antes da matrícula foram informados que a faculdade estava credenciada junto ao FIES e que haveria vagas para quem precisasse do programa federal.
Em nota enviada ao Blog do Anderson, “a Diretoria Geral da FASA informa aos calouros do curso de Medicina, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo que busca juntamente com o jurídico da FASA um retorno do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) quanto a regularização do sistema SisFIES que não permite aos acadêmicos, concluir a solicitação de financiamento pelo sistema. A FASA informa ainda que solicitou o FIES ilimitado ao governo federal e que o cadastro da FASA com o FIES, está regular e que hoje nossa instituição está sendo muito prejudicada por essa situação, tanto no sentido moral quanto pelo aspecto financeiro.No intuito de somarmos esforços, solicitamos a cada acadêmico que “print” as telas do SisFIES e encaminhem a secretaria acadêmica para que juntos tenhamos forças de contestar ao FNDE sobre a regularização do SisFIES.
Somos aliados no processo e entendemos que os alunos também têm sido prejudicados e por esse motivo, não mediremos esforços legais na tentativa de solucionar em conjunto esse problema junto ao FNDE. Renovamos o propósito de inteiro acolhimento aos alunos da FASA e de primar por um relacionamento sadio que alicerça na confiança e no respeito mútuo. Certos em contar com a parceria dos alunos para juntos buscarmos uma solução no FNDE”.
3 Respostas para “Educação: Estudantes protestam por “FIES” em Conquista”
Vicente
Eles não pretendem ajudar os alunos, pois, se o pensamento realmente fosse este não estariam ameaçando. A proposta da instituição deixou claro que eles não estão preocupados com os alunos “quem continuar após o dia 10/04 terá que pagar todos as mensalidade atrasadas, do contrário terão que pedir o encerramento do contrato”. Foi o que fez minha filha, ao final dessa tarde, nos sentimos encurralado, e decidimos encerra o curso.
Gostaria de expor minha indignação com a instituição, pois, saímos de uma cidade distante com a garantia que teríamos o FIES. Gastamos com aluguel, eletrodomésticos e tantas outras coisas.
Minha maior preocupação é a dificuldade que esses alunos terão para superar tudo isso!
Paula
Não é bem assim. A faculdade não está nem aí pros alunos. Mentiram pros alunos de medicina dizendo que tinham alunos de engenharia que tinha conseguido mas foi só quem tinha transferência que conseguiu aditamento. Ninguém conseguiu contrato novo. Mentiu pros alunos de arquitetura dizendo que a turma de medicina tinha conseguido sendo que ninguém conseguiu. Agora está colocando os alunos contra a parede a pagar mais de R$12.000.00 quem ficar até dia 30. A propaganda era 100% fies kd?????pura enganação!!!! CUIDADO FUTUROS CONVOCADOS!!!!
joselquisson ferraz
tudo filho de papai que votou em aecio