A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) iniciou nesta quarta-feira (5) os serviços de melhoria na rede coletora de esgoto da rua Bruno Bacelar, no trecho acima da Avenida Presidente Vargas, no bairro Alto Maron, Zona Leste de Vitória da Conquista. Com o objetivo de diminuir as ocorrências de obstrução e extravasamento, a intervenção é realizada com a substituição de 300 metros de tubulação, entre a Feirinha até a Rua 10 de Novembro. A rede coletora de esgoto não foi dimensionada para receber água de chuva e lixo, apenas as águas servidas dos imóveis.
O lixo e o grande volume da água da chuva impedem que o esgoto siga seu fluxo normal e não encontram espaço suficiente para escoar na tubulação. O resultado é o extravasamento pelas tampas de inspeção dos poços de visita da rede de esgoto nas calçadas e, ás vezes, dentro dos imóveis. O extravasamento de esgoto representa um grave risco à saúde dos moradores e ao meio ambiente. Por isso, é importante que os moradores não abram as tampas de inspeção da rede coletora de esgoto para escoar água de chuva.
A Embasa lembra que o vaso sanitário não deve ser utilizado para o descarte de materiais como absorvente, alimentos, preservativo, papel higiênico, fralda descartável, cabelo, cotonetes ou ponta de cigarro. O ralo da pia da cozinha também não deve ser utilizado para receber restos de comida ou óleo de fritura. Hábitos e atitudes corretas no uso dos equipamentos da rede coletora de esgoto evitam sérios transtornos para a população.